Botafogo Campeão da Copa Conmebol 1993

A Copa Conmebol já começou trazendo boas novas para o futebol brasileiro. Primeiro campeão, o Atlético-MG ganhou uma vaga automática para 1993. Ele se juntou a Fluminense, Botafogo, Vasco e Bragantino. Mas o alvinegro que brilhou desta vez foi outro. Vice brasileiro de 1992, o Fogão entrou com uma equipe que não tinha lá muito brilho, mas que compensava na garra e na vontade de vencer.

A estreia do Botafogo nas oitavas de final do torneio foi contra o Bragantino. Na ida, no Caio Martins, vitória por 3 a 1. Na volta, em Bragança Paulista, novo triunfo por 3 a 2 classificou o time carioca. O adversário das quartas de final foi o Caracas, e o Fogão avançou mais uma vez vencendo as duas partidas, por 1 a 0 na Venezuela e por 3 a 0 no Rio de Janeiro.

Na semifinal, dois confrontos difíceis contra o Atlético-MG. O primeiro jogo foi no Mineirão, onde o Botafogo não conseguiu se impor e sofreu 3 a 1. O segundo jogo foi no Caio Martins, onde a obrigação de fazer gols era total. Sinval abriu o caminho da virada no fim do primeiro tempo. Na segunda etapa, Rogério Pinheiro e Eliel fizeram o 3 a 0, que reverteu a vantagem a favor do alvinegro carioca.

A decisão foi contra o Peñarol, que passou por Huracán, Colo-Colo e San Lorenzo. A ida foi jogada no Centenario, em Montevidéu. Mesmo com Rogério Pinheiro expulso durante a partida, o Botafogo saiu de lá com empate por 1 a 1 na mão. A volta foi jogada no Maracanã, diante de 45 mil torcedores. Nervoso, o Fogão levou um gol no primeiro tempo. O time melhorou na segunda etapa, e virou com Sinval e Eliel. Mas nos acréscimos, os uruguaios decretaram 2 a 2 no placar e levaram para os pênaltis.

Parecia que não ia dar quando Sinval errou a primeira batida. Mas o Peñarol também errou sua cobrança, e na sequência Suélio, Perivaldo e André Santos marcaram, enquanto os uruguaios só acertaram um chute. E com 3 a 1 no desempate o Botafogo conquistou a Copa Conmebol, sua primeira e única taça internacional oficial. O fato que não aconteceu nem na era Garrincha, veio a acontecer por meio das mãos de outro personagem histórico em campo, desta vez como técnico: Carlos Alberto Torres.

A campanha do Botafogo:
8 jogos | 4 vitórias | 2 empates | 1 derrotas | 17 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Sérgio Moraes/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!