Flamengo Campeão Brasileiro 2019

O ano de 2019 é todo do Flamengo. Após a conquista da Libertadores, chegou a vez de comemorar seu sétimo título brasileiro, acabando com dez anos de fila e obtendo o melhor aproveitamento entre as edições com 20 clubes.

Na estreia do Brasileirão, o Flamengo já mostrou que iria brigar na parte de cima da tabela. Venceu o Cruzeiro por 3 a 1 no Maracanã. Mas a equipe ainda não era comandada pelo técnico português Jorge Jesus, e alternava atuações boas e ruins. Uma das poucas derrotas do Fla na competição foi na segunda rodada, por 2 a 1 para o Internacional no Beira-Rio.

O time voltou a vencer na quarta rodada, por 2 a 1 sobre a Chapecoense em casa, e neste momento a liderança ainda não era realidade. Atlético-MG, Palmeiras e Santos foram os times que lideraram durante parte do primeiro turno. Na sexta rodada, após a sofrida vitória por 3 a 2 sobre o Athletico-PR em casa, Abel Braga deixou o comando do Flamengo.

Jorge Jesus estreou após a parada da Copa América, nos 6 a 1 sobre o Goiás no Maracanã, na décima rodada. O time foi reajustado, até teve alguns resultados apertados, com os 3 a 2 em casa sobre o Botafogo, na 12ª rodada, e a derrota fora por 3 a 0 para o Bahia, na 13ª. Mas desde então, o Rubro-negro não perdeu mais nenhuma partida. Na 16ª rodada, o Flamengo enfim assumiu a liderança, para jamais deixá-la.

O título foi confirmado depois de 21 jogos de invencibilidade, em uma combinação de duas partidas. Primeiro, o empate por 4 a 4 com o Vasco no Rio de Janeiro, válido pela 34ª rodada, mas que foi antecipado em virtude do conflito de datas com a final vencida da Libertadores. Depois, a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio em Porto Alegre, pela 33ª rodada. No fim das contas, a conquista aconteceu sem o Flamengo entrar em campo, pois a derrota do Palmeiras por 2 a 1 para o Grêmio na 34ª rodada bastou que os paulistas não pudessem mais alcançar os rubro-negros na classificação.

A campanha do Flamengo:
38 jogos | 28 vitórias | 6 empates | 4 derrotas | 86 gols marcados | 37 gols sofridos


Foto Thiago Ribeiro/CBF

3 comentários:

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!