Brasil Campeão da Copa América 2007

Após a única disputa de Copa América em ano par desde 1975, a Conmebol voltou à programação original na edição de 2007, seguindo com a transição do período bienal para quadrienal. A sede foi a Venezuela, completando o rodízio que colocou os dez países como anfitriões iniciado em 1987. Pela primeira vez na organização, o país fez uma estrutura só vista em Copas do Mundo, com nove estádios, quase todos grandes demais para um futebol nem tão popular assim por lá.
Com uma equipe extremamente modificada em relação à que fracassou na Copa do Mundo de 2006, o Brasil entrou para defender o título de maneira desacreditada. E a estreia parecia comprovar as previsões, pois o time treinado por Dunga perdeu por 2 a 0 para o México, atuando mal. A recuperação veio no jogo seguinte, ao vencer o Chile por 3 a 0, todos os gols marcados por Robinho. O artilheiro manteve a pegada na última rodada, ao fazer o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Equador, que deixou os brasileiros na vice-liderança do grupo B, com seis pontos. Classificado às quartas de final, o Brasil voltou a encontrar a equipe chilena. E se na fase inicial foram, no mata-mata conta dobrou: 6 a 1, fora o baile. Mas a grande dificuldade estava por vir na semifinal, contra o Uruguai. A seleção Canarinho ficou duas vezes à frente do placar, mas cedeu o empate em ambas as oportunidades. O 2 a 2 levou a partida aos pênaltis, e por 5 a 4 o Brasil conquistou seu lugar na decisão.
E pela segunda vez seguida a final contaria com Brasil e Argentina. Para chegar junto, os hermanos tiveram que derrubar pelo caminho Colômbia, Peru e México. Mas diferentemente do que aconteceu três anos antes, o jogo reservou pouca emoção no Pachencho Romero, em Maracaibo. Isso porque Júlio Baptista abriu o placar com um golaço logo aos quatro minutos. Aos 40, o zagueiro Roberto Ayala tentou cortar uma bola cruzada na área e acabou atirando contra o próprio gol, ampliando para os brasileiros. Aos 24, Daniel Alves fechou a conta, marcando 3 a 0. O resultado consolidou mais um tempo de fila à Argentina (e que dura até a atualidade), além do oitavo título de Copa América ao Brasil.

A campanha do Brasil:
6 jogos | 4 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 15 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Sérgio Pinto/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!