Foram cinco anos de domínio espanhol e mais dois de hegemonia portuguesa na Copa dos Campeões da Europa, dividida entre Real Madrid e Benfica. Mas era chegada a hora de entrar um novo país no bolo: a Itália.
Com o futebol voltando a crescer próximo ao nível pré-Segunda Guerra (quando a Azzurra foi bicampeã da Copa do Mundo e ouro nas Olimpíadas), os clubes estavam prontos para dominar o continente. Na temporada que terminou em 1963, foi a vez de o Milan dar partida a uma tradição de colecionar taças continentais.
O torneio teve o recorde de 30 participantes. Desses, apenas quatro já estavam diretamente nas oitavas de final. E o rossonero ficou no grupo dos outros 28. Na primeira fase, o clube foi "agraciado" ao enfrentar o amador Union, de Luxemburgo. Em dois quase treinos, com 8 a 0 na ida, em casa, e 6 a 0 na volta, fora, a vaga nas oitavas veio fácil. O segundo adversário foi o inglês Ipswich Town. E mais uma classificação foi garantida com vitória por 3 a 0, na Itália, e derrota por 2 a 1, na Inglaterra.
Nas quartas de final, o Milan enfrentou o Galatasaray, da Turquia. Em Istambul, os italianos venceram por 3 a 1. No San Siro, a goleada por 5 a 0 garantiu a equipe na semifinal. Contra o escocês Dundee, os milanistas novamente golearam em casa, por 5 a 1, e se permitiram perder fora, por 1 a 0.
Cinco anos depois, o Milan voltava à final europeia. Seu oponente foi o Benfica, que buscava o tri e passou por Norrköping (Suécia), Dukla Praga e Feyenoord. A partida foi em Wembley, em Londres.
O primeiro título italiano veio de virada. Eusébio tinha aberto o placar no primeiro tempo, mas os lusos não ampliaram a vantagem. Aos 13 e aos 24 minutos do segundo tempo, o ítalo-brasileiro José Altafini (o Mazzola) fez os gols que transformaram a derrota no 2 a 1 que valeu a conquista.
A campanha do Milan:
9 jogos | 7 vitórias | 0 empates | 2 derrotas | 33 gols marcados | 6 gols sofridosFoto Popperfoto/Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.