Villarreal Campeão da Liga Europa 2021

A Liga Europa mais estranha de todos os tempos teve mais um campeão inédito, com um velho vencedor em seu comando. Aconteceu em 2021, ainda em meio a pandemia de covid-19, que seguia obrigando que quase todas as partidas ocorressem sem público nos estádios.

O título seguiu na Espanha, mas pelas mãos do Villarreal, que até então possuía apenas uma terceira divisão espanhola em 1970 (atualmente é o quarto nível). Mas muito da conquista foi possível porque no comando do clube valenciano estava Unai Emery, que levou o Sevilla às taças de 2014, 2015 e 2016 e repetiu a façanha com uma das campanhas mais arrasadoras já vistas.

A jornada do "submarino amarillo" iniciou no grupo I, contra Maccabi Tel Aviv, Sivasspor e Qarabag. A primeira fase foi muito tranquila, começando pela vitória por 5 a 3 sobre os turcos no El Madrigal. Depois, foi a vez de bater o adversário do Azerbaijão por 3 a 1 fora e golear os israelenses por 4 a 0 em casa. No returno, o Villarreal empatou por 1 a 1 com o Maccabi venceu o Sivasspor por 1 a 0 fora. No fim, sobrou ainda um triunfo por W.O. (3 a 0) sobre o Qarabag, porque parte do time contraiu covid-19. Com 16 pontos, os espanhóis se classificaram em primeiro lugar na chave.

Na fase seguinte, o submarino passou pelo Red Bull Salzburg com vitórias por 2 a 0 na Áustria, e por 2 a 1 no El Madrigal. Nas oitavas de final, o adversário foi o Dínamo Kiev. Na ida, o Villarreal venceu mais uma vez por 2 a 0, agora na Ucrânia. Na volta em casa, o time repetiu os 2 a 0 e avançou.

O oponente do Villarreal nas quartas foi o Dínamo Zagreb, e outra vez o confronto foi aberto fora de casa. E outra vez os amarelos venceram, por 1 a 0 na Croácia. No segundo jogo, 2 a 1 para os espanhóis no El Madrigal. Na semifinal, o submarino seguiu inivicto e eliminou o Arsenal. Na ida, vitória por 2 a 1 em casa, com gols de Manu Trigueros e Raúl Albiol. Na volta, empate por 0 a 0 em Londres.

Sem nenhum torcedor poder ver o time atuar em casa, o Villarreal chegou na decisão contra o Manchester United. Os ingleses passaram por Real Sociedad, Milan, Granada e Roma. A partida aconteceu no Estádio Miejski, em Gdansk, na Polônia. Pouco mais de nove mil torcedores assistiram (25% da capacidade) Gerard Moreno abrir o placar para o submarino aos 29 minutos do primeiro tempo. O adversário fez 1 a 1 na segunda etapa, e o resultado foi esse até os intermináveis pênaltis. Depois de 22 cobranças, os espanhóis venceram por 11 a 10 e chegaram ao título histórico e invicto.

A campanha do Villarreal:
15 jogos | 12 vitórias | 3 empates | 0 derrotas | 31 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Boris Streubel/UEFA/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!