Fluminense Campeão da Libertadores 2023

Só dá Brasil! Em 2023, o país emplacou seu quinto título consecutivo da Libertadores, um recorde que nenhuma outra nação sul-americana atingiu em 63 anos. Desta vez, a taça fica com um campeão inédito, o Fluminense, que exorcizou o último fantasma que o assombrava, o do vice em 2008.

Sob o comando de Fernando Diniz, que em paralelo também dirigiu a Seleção Brasileira, o tricolor carioca atingiu a façanha histórica com uma grande campanha, marcada tanto por momentos de domínio quanto por momentos de emoção e drama. A primeira fase foi disputada no grupo D, contra River Plate, Sporting Cristal e The Strongest. Em seis partidas, o Fluminense venceu três, empatou uma e perdeu duas. O time somou dez pontos assim como os argentinos, mas o saldo de gols deu a lideranças aos cariocas, principalmente devido a goleada por 5 a 1 sobre o próprio River no Maracanã.

Nas oitavas de final, o Flu enfrentou o Argentinos Juniors. O primeiro jogo ficou empatado por 1 a 1 em Buenos Aires. Na segunda partida, vitória por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Nas quartas, foi a vez de passar pelo Olimpia com mais dois triunfos, por 2 a 0 em casa, e por 3 a 1 no Paraguai.

Na semifinal, o rival foi o Internacional. A ida foi no Maracanã e, com um jogador a menos, o tricolor buscou o empate por 2 a 2. A volta foi no Beira-Rio e, de virada nos minutos finais, o Fluminense venceu por 2 a 1 e chegou em sua segunda decisão. Cano e John Kennedy anotaram os gols.

A final foi contra o Boca Juniors, que bateu Nacional-URU, Racing e Palmeiras. No Maracanã em jogo único, o Flu saiu na frente com Cano - artilheiro da competição - no primeiro tempo. Os argentinos empataram na segunda etapa, e a disputa foi à prorrogação. Foi quando, aos 11 do primeiro tempo, John Kennedy soltou a bomba e fez 2 a 1 para o Fluminense, que soube segurar o resultado até o apito final para ser enfim campeão da América.

A campanha do Fluminense:
13 jogos | 8 vitórias | 3 empates | 2 derrotas | 24 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Ricardo Moraes/Reuters

2 comentários:

  1. uma porcaria que n da pra salvar as fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário vai ficar aqui de exemplo para uma explicação. As fotos e os textos são bloqueados para frear as reproduções em sites de vendas. O blog não tem nenhum envolvimento com quem supostamente vende as imagens impressas em papel. Aliás, nem sei como alguém pode ter a cara de pau de fazer este tipo de coisa, pois os pôsteres aqui publicados não possuem qualidade suficiente para serem impressos em quadros enormes como os que são anunciados nos Mercados Livres e Shopees da vida.

      Excluir

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.