Sampdoria Campeã da Recopa Europeia 1990

Aberta a década de 1990, a última da história da Recopa Europeia. A edição de 1990 trouxe uma tendência que foi regra em boa parte das competições da UEFA  nos últimos anos antes da virada do século: Itália levantando taça. Nesta ocasião, o título ficou com a Sampdoria, de Gênova.

No melhor momento de sua história, o "blucerchiati" (círculo azul), foi vice-campeão da própria Recopa em 1989 e tricampeão da Copa da Itália em 1985, 1988 e 1989. Também viria a ser campeão italiano em 1991, tetra da Copa em 1994 e vice da Liga dos Campeões de 1992. A campanha europeia vencedora teve início contra o Brann, da Noruega, com vitórias por 2 a 0 fora e por 1 a 0 na Itália.

A Samp seguiu para as oitavas de final, onde enfrentou o Borussia Dortmund. O primeiro jogo aconteceu na Alemanha, no Westfalenstadion, e ficou no empate por 1 a 1. A segunda partida foi em Gênova, no Estádio Luigi Ferraris, que foi vencida pelos italianos por 2 a 0. Gianluca Vialli fez os gols.

Nas quartas de final, foi a vez de encarar o Grasshopper, da Suíça. O jogo de ida foi realizado em Gênova, terminando com vitória da Sampdoria por 2 a 0. A partida de volta ocorreu em Zurique, também com triunfo italiano, por 2 a 1 e gols de Toninho Cerezo e Attilio Lombardo.

A semifinal reuniu Sampdoria e Monaco. O primeiro jogo aconteceu no principado, e ficou empatado por 2 a 2, com mais dois gols de Vialli. A segunda partida foi no Luigi Ferraris, e a classificação para a final foi obtida com vitória por 2 a 0. Os tentos foram anotados por Pietro Vierchowod e Lombardo.

A Samp estava mais uma vez na final, desta vez contra o Anderlecht, que eliminou Ballymena United, Barcelona, Admira Wacker e Dínamo Bucareste. A partida foi disputada em Gotemburgo, no Ullevi. Os 90 minutos normais não viram mudança no placar e os times precisaram da prorrogação. Foi quando apareceu o artilheiro Vialli, que fez 2 a 0 aos 15 minutos do primeiro tempo e os sete do segundo, coroando o título invicto da Sampdoria.

A campanha da Sampdoria:
9 jogos | 7 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 16 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Serge Philippot/Onze/Icon Sport/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!