Barcelona Campeão da Recopa Europeia 1989

A década de 1980 chega ao fim com um líder isolado no ranking de campeões da Recopa Europeia. Em 1989, o Barcelona chegou ao tricampeonato e desempatou a disputa com Milan, Anderlecht e Dínamo Kiev. Foi com este título que também começou a era Johan Cruyff no comando do clube, que duraria até 1996.

Saído do Ajax ao fim da temporada 1987/88, o lendário holandês assumiu a equipe que havia sido campeã da Copa do Rei na mesma temporada. E levou os blaugranas a outra conquista entre a tranquilidade e o sufoco. Na primeira fase, foram duas vitórias em cima do Fram, da Islândia, por 2 a 0 fora de casa e por 5 a 0 no Camp Nou.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Lech Poznan. O primeiro jogo aconteceu no Camp Nou, mas o Barça não passou do empate por 1 a 1. A segunda partida foi realizada na Polônia, terminando com o mesmo resultado. A classificação veio suada, nos pênaltis, por 5 a 4.

O Barcelona avançou às quartas de final, onde encarou o AGF, da Dinamarca. A primeira partida foi disputada fora de casa, e o time blaugrana conseguiu abrir vantagem na vitória por 1 a 0, gol anotado por Gary Lineker. O segundo jogo foi no Camp Nou, um empate sem gols que não agradou.

Na semifinal, duas partidas contra o CSKA Sofia. A ida aconteceu na Espanha, com o Barcelona conseguindo vencer por 4 a 2, de virada, no Camp Nou. Os gols foram de Lineker, Guillermo Amor, José Bakero e Julio Salinas. A volta foi realizada na Bulgária, novamente vencida pelo Barça, por 2 a 1.

Chegada a final, o Barcelona enfrentou a Sampdoria. Os italianos passaram por IFK Norrköping, Carl Zeiss Jena, Dínamo Bucareste e Mechelen. A partida aconteceu no Wankdorf, em Berna. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, Salinas abriu o placar. Aos 34 do segundo tempo, Luis López Rekarte fez 2 a 0 e confirmou, de maneira invicta, o terceiro título blaugrana.

A campanha do Barcelona:
9 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 0 derrotas | 18 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Bob Thomas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!