Mechelen Campeão da Recopa Europeia 1988

Perto do fim da década de 1980, a Bélgica voltou a celebrar o título da Recopa Europeia. Em 1988, a honra coube do KV Mechelen, clube da cidade de mesmo nome, na província da Antuérpia. De pouca tradição até mesmo no futebol belga, a equipe conseguiu um feito que apenas o Anderlecht havia tido, superando outras camisas grandes do país.

Campeão nacional três vezes nos anos 1940 (e outra vez em 1989), o Mechelen venceu a Copa da Bélgica pela primeira vez em 1987, o que levou os "geel-roods" (aurirubros) à disputa da Recopa, que teve 33 participantes. Na primeira fase, o time passou pelo Dínamo Bucareste com vitórias por 1 a 0 em casa, no Estádio Achter de Kazerne (tradução livre: Fundos do Quartel), e por 2 a 0 fora, na Romênia.

O Mechelen seguiu para as oitavas de final, onde enfrentou o St. Mirren, da Escócia. O jogo de ida foi disputado na Bélgica, mas os donos da casa não conseguiram sair do empate por 0 a 0. Foi preciso então fazer o resultado na partida de volta. Em solo escocês, o Mechelen venceu por 2 a 0, gols anotados por Eli Ohana.

Nas quartas de final, foi a vez de encarar o Dínamo Minsk. A primeira partida aconteceu no Achter de Kazerne, que foi vencida pelo Mechelen por 1 a 0, gol de Pascal De Wilde. O segundo jogo foi na União Soviética, e os belgas obtiveram a classificação ao empatarem por 1 a 1.

Na semifinal, o Mechelen teve como adversário a Atalanta. A ida foi realizada na Bélgica, com vitória aurrirubra por 2 a 1. Os gols foram de Ohana e Piet Den Boer. A volta aconteceu na cidade de Bergamo, na Itália. De virada, Graeme Rutjes e Marc Emmers guardaram os tentos de mais um triunfo por 2 a 1, que colocou o clube belga na final.

A inédita decisão foi disputada contra o Ajax, defensor do título que eliminou Dundalk, Hamburgo, Young Boys e Olympique Marselha. A partida aconteceu na França, no Stade de La Meinau, em Estrasburgo. O Mechelen conquistou o título histórico com vitória simples por 1 a 0, gol de Den Boer.

A campanha do Mechelen:
9 jogos | 7 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 22 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Bob Thomas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!