Ajax Campeão da Recopa Europeia 1987

Símbolo do chamado "futebol total" - também conhecido como carrossel holandês - nos anos 1970, Johan Cruyff deixou os gramados em maio de 1984, pelo Feyenoord. Pouco mais de um ano depois, em junho de 1985, ele tornou-se técnico, assumindo o comando do Ajax e dando início a mais uma trajetória de sucesso.

O primeiro fruto foi colhido na conquista da Copa da Holanda daquela mesma temporada, em 1986, que classificou a equipe à Recopa de 1987. E foi nesta edição do torneio que o Ajax voltou a comemorar um título continental, depois de 14 anos. Em meio aos 32 participantes, os holandeses iniciaram eliminando o Bursaspor com vitórias por 2 a 0 na Turquia e por 5 a 0 em Amsterdã.

Nas oitavas de final, o Ajax enfrentou o Olympiacos. A primeira partida aconteceu no Estádio De Meer, antiga casa do clube, terminando com goleada por 4 a 0. Os gols foram de John Bosman, Frank Rijkaard, Marco Van Basten e Arnold Mühren. O segundo jogo foi realizado no Olímpico de Atenas, e o empate por 1 a 1 bastou para a classificação.

O Ajax encarou o Malmö nas quartas de final. A ida foi disputada na Suécia, local onde os holandeses conheceram a única derrota na competição, por 1 a 0. A volta foi em Amsterdã e, com dois gols de Van Basten e outro de Aron Winter, a equipe vermelha venceu por 3 a 1, revertendo o confronto.

A campanha teve sequência na semifinal, contra o Zaragoza. O primeiro jogo foi na Espanha, em La Romareda, terminando com uma ótima vitória por 3 a 2, com dois de gols de Bosman e um de Rob Witschge. A segunda foi no Olímpico de Amsterdã, e o Ajax se classificou a decisão ao vencer por 3 a 0, com mais um gol de Witschge, um de Rijkaard e o primeiro de John Van 't Schip.

Na final, o Ajax encarou o Lokomotive Leipzig, da Alemanha Oriental, que bateu Glentoran, Rapid Viena, Sion e Bordeaux. De volta ao Estádio Olímpico de Atenas, os holandeses conquistaram o título da Recopa com uma simples vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Van Basten. 

A campanha do Ajax:
9 jogos | 7 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 22 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Bob Thomas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!