Espanha Campeã Olímpica 2024

De volta à normalidade. Os Jogos Olímpicos retomaram seu estado natural em 2024: com público nos eventos, sem restrição de pandemia e dentro do ano correto. A cidade de Paris voltou a sediar as Olimpíadas depois de exatos 100 anos, pela terceira vez em sua história. Mas, quem marcou a história em terras francesas foi a Espanha, que chegou ao bicampeonato no futebol masculino depois de 32 anos e devolveu a medalha de ouro da modalidade à Europa, algo que também não acontecia desde 1992.

O regulamento manteve mais uma vez o formato adotado em definitivo em 1976. Na primeira fase, 16 seleções foram divididas em quatro grupos, com as duas primeiras colocadas indo até o mata-mata. E sim, com a regra do limite de três jogadores acima dos 23 anos convocados para cada time, retornando ao habitual em função do adiamento dos jogos anteriores, de 2020 para 2021, quando o limite de idade foi esticado para 24 anos.

O ouro espanhol começou a ser desenhado no grupo C da primeira fase. Na estreia, a equipe venceu o Uzbequistão por 2 a 1. Na segunda rodada, bateu a República Dominicana por 3 a 1. Na terceira partida, porém, perdeu para o Egito por 2 a 1. O tropeço deixou a Espanha com seis pontos, classificada na segunda posição da chave.

A campanha no mata-mata teve início nas quartas de final, contra o Japão. Para se recuperar da derrota no fim da fase anterior, a Espanha venceu por 3 a 0, com dois gols do artilheiro Fermín López e um de Abel Ruiz. Na semifinal, foi a vez de passar pelo Marrocos com vitória por 2 a 1, de virada. Os marroquinos foram à disputa do bronze, em um confronto africano com o Egito, e levaram a medalha para casa ao golearem por 6 a 0.

O futebol masculino dos Jogos Olímpicos chegou na final entre Espanha e França, que eliminou Nova Zelândia, Guiné, Argentina e Egito. A partida foi disputada em Paris, no Parc des Princes. Os espanhóis começaram perdendo, mas viraram em dez minutos ainda no primeiro tempo, com dois gols de Fermín López e um de Álex Baena. Perto do fim do segundo tempo, os franceses buscaram o empate. Porém, na prorrogação, a Espanha mostrou mais força e conquistou a medalha de ouro ao fazer 5 a 3 no placar, com dois gols de Sergio Camello, vindo do banco de reservas.

A campanha da Espanha:
6 jogos | 5 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 16 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Patrícia de Melo Moreira/AFP/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.