Fluminense Campeão Carioca 1971

O Campeonato Carioca de 1971 teve o Fluminense de volta ao topo da Guanabara. Depois do título em 1969, o time ficou a dois pontos do bicampeonato em 1970, mas acabou superado pelo Vasco e ficou com o vice. A correção do percurso veio no ano seguinte, com a conquista do 20º título estadual na história do clube.

A edição de 1971 do Cariocão foi composta por 12 equipes, divididas em duas fases. Na primeira fase, os clubes foram separados em dois grupos e fizeram o enfrentamento de turno único conhecido por "chaves cruzadas", que é quando os times de um grupos jogam contra os do outro. Na fase final, os quatro melhores de cada chave se enfrentaram em dois turnos, totalizando 14 rodadas. Ao final, o líder do octogonal foi proclamado campeão.

A campanha tricolor começou no grupo B, com a partida de estreia sendo um empate por 1 a 1 com a Portuguesa. Nas cinco partidas seguintes, o Flu teve mais dois empates e três vitórias, que deixaram o time classificado na primeira fase com nove pontos e na terceira posição da chave, atrás do Botafogo e empatado, mas com saldo de gols inferior, com o Olaria. O Bangu completou a zona de classificação. Do outro grupo, passaram America, Flamengo, Vasco e Bonsucesso.

A fase final começou duríssima para o Fluminense. Na primeira rodada, o time ficou no empate por 0 a 0 com o Olaria. Na partida seguinte, acabou derrotado por 1 a 0 para o Botafogo. A primeira vitória veio apenas no terceiro jogo, por 3 a 2 sobre o Bangu, logo seguido por empates por 1 a 1 com o Vasco e por 0 a 0 com o America. As coisas estavam difíceis, mas a maré mudou quando o time americano foi punido pela escalação irregular de um jogador, e o Flu ficou com os dois pontos da partida.

Nas oito partidas seguintes, o tricolor venceu cinco e empatou três, incluindo as vitórias por 2 a 0 sobre Vasco e Flamengo, já perto do fim do octogonal. Faltando só a última rodada, o Flu era líder com 19 pontos, seguido pelo Botafogo com 18 e pelo Olaria com 17. A decisão ficou mesmo entre tricolores e botafoguenses, em Clássico Vovô no Maracanã. Diante de mais de 142 mil torcedores, o Fluminense conseguiu a revanche da única derrota na campanha, venceu por 1 a 0 e conquistou o título estadual.

A campanha do Fluminense:
20 jogos | 11 vitórias | 8 empates | 1 derrota | 30 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Arquivo/Manchete Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.