O Paulistão de 1971 foi composto por 17 participantes, em um formato parecido com o do ano anterior. Na primeira fase, ainda em 1970, 11 times se enfrentaram em dois turnos para buscar seis vagas no torneio principal, onde Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Portuguesa e Ponte Preta já estavam garantidos. Na fase final, as 12 equipes disputaram mais dois turnos em busca do título, totalizando 22 rodadas. A diferença para a edição anterior estava no número de clubes na reta final, que aumentou de dez para 12.
Da primeira fase, se classificaram Guarani, Botafogo de Ribeirão Preto, Paulista de Jundiaí, Ferroviária, Juventus e São Bento. E a campanha tricolor começou muito bem, com vitória por 3 a 1 sobre o Juventus no Morumbi. Na sequência do primeiro turno, o São Paulo conseguiu mais sete vitórias, um empate e duas derrotas.
No segundo turno, as vitórias continuaram a vir em grande quantidade. Foram oito em dez jogos, com mais um empate e uma derrota para completar a campanha. Mas a perseguição do rival Palmeiras era forte, deixando a disputa para ser decidida na última rodada do campeonato.
Com 34 pontos em 21 partidas, o São Paulo era o líder do estadual, seguido pelo Palmeiras com 33 pontos. E a última rodada reservou exatamente um clássico Choque-Rei para decidir o título. Para o tricolor, não perder já era o suficiente. Mas a equipe foi além e conquistou o título com vitória no Morumbi, a 17ª em 22 jogos, por 1 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.