Bahia Campeão Brasileiro Feminino Série A2 2024

A segunda divisão do futebol feminino brasileiro conheceu mais um campeão em 2024. O Bahia chega ao título do Brasileirão Série A2 pela primeira vez, sendo esta a primeira conquista nacional do Tricolor de Aço no âmbito das mulheres. E o melhor, melhorando o desempenho obtido na competição em 2022 e se recuperando do rebaixamento ocorrido na Série A1, em 2023.

O torneio manteve pela segunda temporada consecutiva o regulamento de 16 participantes divididos em dois grupos regionalizados de oito. O Bahia, juntamente com o conterrâneo Doce Mel ficou no grupo A, que compreendeu também times do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na outra chave, ficaram as outras equipes do Nordeste, além da região Norte.

A estreia das Meninas de Aço foi com triunfo por 2 a 0 sobre o Minas Brasília, em Pituaçu. Nas quatro partidas seguintes, o Bahia encaminhou a classificação ao fazer 2 a 1 no Mixto fora, 4 a 0 no Doce Mel fora, 4 a 1 no Athletico-PR em casa e 3 a 0 no Juventude em casa. Garantid na primeira colocação do grupo A, o time empatou por 0 a 0 com o AD Taubaté no interior paulista e perdeu por 2 a 1 para o São José-SP em Salvador.

Nas quartas de final, o Bahia enfrentou o JC, do Amazonas. A primeira partida aconteceu no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, e o tricolor ganhou por 2 a 0. O segundo jogo foi realizado em Pituaçu, e a vaga na primeira divisão foi comemorada com empate sem gols. Na semifinal, contra o Sport, as Meninas de Aço triunfaram mais duas vezes, por 2 a 1 em Recife e por 2 a 0 em Salvador.

A final foi entre Bahia e 3B da Amazônia, que subiu ao eliminar o Mixto e na semi bateu o Juventude (que também subiu, ao lado do Sport). O jogo de ida foi disputado em Manaus, na Arena da Amazônia, e terminou empatou por 0 a 0. A partida de volta aconteceu em Salvador, em Pituaçu. Com gols de Vilma e Aryane (um gol olímpico), o tricolor ganhou por 2 a 1 e confirmou o título, que fechou com chave de ouro uma campanha forte e sem problemas.

A campanha do Bahia:
13 jogos | 9 triunfos | 3 empates | 1 derrota | 24 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Letícia Martins/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.