Naquele ano, o estadual sofreu mudanças. O número de participantes saltou de 18 para 25 times e a primeira fase teve confrontos de todos contra todos em turno único. Porém, a classificação para a fase seguinte foi definida em dois grupos, um com 12 e outro com 13 equipes. Na fase final, um octogonal em dois turnos reuniu os quatro classificados de cada chave, definindo assim o campeão.
O Colorado pertenceu ao grupo A, fazendo a estreia contra o Tamoio, de Santo Ângelo. Fora de casa, o time venceu por 1 a 0 e começou o Gauchão com o pé direito. A primeira partida no Beira-Rio foi contra o Ypiranga de Erechim, vencida por 4 a 0 na segunda rodada. Nos 22 jogos restantes, o Inter obteve mais 13 vitórias, oito empates e uma derrota. Com 38 pontos, o clube foi líder da chave. Também passaram Esportivo de Bento Gonçalves, Cruzeiro de Porto Alegre e Gaúcho de Passo Fundo.
Do grupo B, avançaram Grêmio, Novo Hamburgo, Flamengo de Caxias e São José, formando assim o octogonal final. O Inter abriu a fase com empate por 0 a 0 contra o Grêmio no Olímpico. A primeira vitória veio no jogo seguinte, por 2 a 0 sobre o Novo Hamburgo no Beira-Rio. A campanha prosseguiu com mais oito vitórias, dois empates e uma derrota até a penúltima rodada.
Com 21 pontos antes da última rodada, o Internacional era o líder do octogonal decisivo. O Grêmio aparecia em segundo lugar, com 20 pontos. Assim como nas duas vezes anteriores, só a dupla Grenal tinha chances de título, com vantagem colorada. Porém, só a vitória interessava, pois se os tricolores vencessem sua partida, o saldo de gols tiraria a taça dos colorados, em caso de tropeço. Mas o Grêmio perdeu para o Flamengo em Caxias do Sul e ficou com o vice. Ainda assim, o Colorado não quis depender de nada e garantiu o tricampeonato ao vencer por 2 a 0 o Esportivo em Bento Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.