Alemanha Campeã da Copa do Mundo 1954

O mundo ainda estava se reconstruindo no ano de 1954. Mas isto não impediu que a Europa fosse palco de mais uma Copa do Mundo. O país-sede foi a Suíça, um dos poucos que conseguiu se manter neutro durante a II Guerra Mundial, e o local onde a FIFA transferiu sua sede, indo de Paris para Zurique.
Este Mundial marcou o retorno de várias seleções para suas atividades normais. Entre elas a Alemanha, agora Ocidental. Perdoado do banimento quatro anos antes, o time alemão não era considerado um dos mais fortes da competição, diferentemente da Hungria, tida na melhor geração de sua história.
Ambas foram sorteadas no mesmo grupo. Eram 16 países em quatro chaves, mas com a peculiaridade de jogaram somente duas rodadas, pois cada divisão tinha dois cabeças-de-chave e eram impedidos de se enfrentar, inviabilizando também o outro confronto. A Alemanha estreou contra a Turquia, a qual venceu por 4 a 1. A rodada final foi contra a Hungria, mas os alemães não resistiram ao poderio de Puskás e Kocsis, levando 8 a 3 nas costas.
O time acabou empatado com os turcos na vice-liderança do grupo B. Para a sorte da Alemanha não havia saldo de gols, então foi feito um jogo-desempate, vencido por 7 a 2. Nas quartas de final foi a vez de encarar a Iugoslávia, e uma vitória por 2 a 0 colocou a seleção alemã na semifinal. O adversário nesta fase foi a Áustria. E com uma bela atuação dos irmãos Ottmar e Fritz Walter, a Alemanha avançou para a final com sonoros 6 a 1.
O adversário? A Hungria, uma partida que a maioria da opiniões já davam como favas contadas. O estádio Wankdorf, em Berna, foi o palco de um dos jogos mais memoráveis da história. No primeiro tempo a Hungria parecia que faria dar a "lógica", e fez dois gols em oito minutos. Mas Morlock descontou aos dez e Rahn empatou aos 18.
E a partida se mostrava ruim para os húngaros, o gramado molhado por um temporal naquele dia prejudicava o seu toque de bola. Suas chuteiras pesavam de meio quilo para mais por causa da água, e tinham travas baixas. Já os alemães usavam calçados bem mais leves, secos por dentro e com travas mais altas, criados por uma certa marca com três listras.
Assim, sem escorregar, a Alemanha conseguiu neutralizar o jogo adversário, escorregando além do normal, e a virada veio a seis minutos do fim, pelos pés de Helmut Rahn. Por 3 a 2, estava sacramentado O Milagre de Berna, o primeiro título e o início da tradição alemã no futebol. O atacante Fritz Walter não fez gol, mas passou para a história como o primeiro capitão vencedor pela Nationalelf.

A campanha da Alemanha:
6 jogos | 5 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 25 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Picture-Alliance/DPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!