Cruzeiro Campeão da Supercopa Libertadores 1992

Enfim, o mata-mata perfeito. A Supercopa Libertadores de 1992 foi a primeira contar com 16 participantes, dados o retorno do Atlético Nacional e a entrada do recém-campeão São Paulo no torneio. Com isso, todos os times passaram a entrar na mesma fase, sem precisar pular etapas antes ou depois.

Mas a competição não ficou marcada apenas por isso, e sim por ter tido o primeiro bicampeão da história. O Cruzeiro manteve o pique do título um ano depois e chegou à segunda taça com uma campanha menos tensa que a anterior. Nas oitavas de final contra o Atlético Nacional, conseguiu a classificação com empate por 1 a 1 em Medellín, e uma estrondosa goleada por 8 a 0 em Belo Horizonte. Cinco gols foram anotados por Renato Gaúcho.

Embaladíssimo para as quartas, a Raposa enfrentou o River Plate. O primeiro jogo foi no Mineirão, e a vitória foi mais econômica, por 2 a 0. A segunda partida, no Monumental, foi marcada pelo sofrimento, pois a Raposa segurava o empate até os 43 minutos do segundo tempo. Dois pênaltis foram assinalados contra, e Cruzeiro levou 2 a 0 até os 46. Nos pênaltis, o alívio veio na vitória por 5 a 4.

O Cruzeiro avançou à semifinal. O adversário foi o Olimpia, com o primeiro jogo realizado no Defensores del Chaco, em Assunção. Contra a pressão rival, a Raposa venceu por 1 a 0 e abriu vantagem. A segunda partida foi no Mineirão, e a classificação foi confirmada com empate por 2 a 2.

A decisão da Supercopa repetiu 1988, contra o Racing. Os argentinos superaram Independiente, Nacional e Flamengo. A ida da revanche cruzeirense foi no Mineirão. Sem dar chances ao azar, os brasileiros venceram por 4 a 0, com dois gols de Renato Gaúcho, um de Boiadeiro e outro de Luís Fernando Flores. A volta foi no El Cilindro, e bastou à Raposa cozinhar o tempo. O time sofreu um gol a cinco minutos do fim e perdeu por 1 a 0, mas nem por isto a festa do bicampeonato foi menor.

A campanha do Cruzeiro:
8 jogos | 4 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 18 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Arquivo/Revista Sólo Fútbol

3 comentários:

  1. Cara obrigado por fazer o pôster da Supercopa do Cruzeiro por favor faz da Recopa sul-americana da copa ouro Sul-Americana da copa master Sul-americana e das copas sul Minas e centro oeste que o Cruzeiro ganhou por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo será feito no seu devido tempo. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
    2. Obrigado vou acompanhar sim

      Excluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!