Feyenoord Campeão Mundial 1970

As brigas no Mundial de 1969 lançaram muitas dúvidas em cima da realização da competição, e também da competência sul-americana. A Argentina saiu queimada pelos atos do Estudiantes, e o país quase perdeu a sede da Copa do Mundo de 1978. Para acalmar os ânimos, uma novo compromisso de que a violência não seria repetida pelos sudacas, seja qual clube o representasse.

O temor pelo futuro da Copa Intercontinental foi grande quando ocorreu a final da Copa Europeia. Isto porque o Celtic estava presente nela. Depois da derrota de 1967, eles prometeram que jamais voltariam à América do Sul. Mas o campeão foi o Feyenoord, da Holanda, que venceu a decisão por 2 a 1 na prorrogação, e assim o medo não se confirmou, por ora. Por ora, já que o time sul-americano no Mundial foi, pela terceira vez seguida, o Estudiantes. Os argentinos chegaram ao tri da Libertadores após derrotar o Peñarol na decisão: 1 a 0 na ida e 0 a 0 na volta.

O time holandês não foi considerado favorito ao título. O fato até ajudou a reduzir uma possível tensão, já que o time argentino, em teoria, não precisaria de nada além do futebol para ser campeão mundial. A disputa teve seu início no dia 26 de agosto, e outra vez La Bombonera era o estádio escolhido.

As previsões da época chegaram a se confirmar quando, aos seis e aos 12 minutos de jogo, Echecopar e Ramón Verón fizeram dois gols ao Estudiantes. Porém, o favoritismo não foi adiante, e aos 21 minutos Van Hanegem descontou para o Feyenoord. Os holandeses melhoraram ainda mais no segundo tempo, e aos 22 minutos Kindvall empatou a partida e silenciou mais de 50 mil torcedores. O 2 a 2 tornava tudo indefinido para a volta.

A segunda partida foi no dia 9 de setembro, no De Kuip, em Roterdã. Tudo aconteceu dentro da normalidade, as duas equipes atuando de igual para igual diante de 60 mil holandeses. O zero imperou no placar até o momento em que o técnico Ernst Happel trocou os atacantes: Moulijn por Van Daele, aos 16 minutos do segundo tempo. A estrela deu certo, e aos 18 minutos Van Daele (com seu indefectível óculos) fez 1 a 0 fez 1 a 0. O resultado permaneceria o mesmo até o fim do jogo, e o Estudiantes, exausto pela viagem, não teria forças para buscar o empate.

O título mundial do Feyenoord foi o prenúncio da chegada de uma nova ordem de jogo: o futebol total. A ideia ainda não estava muito clara em 1970, ao mesmo tempo em que a conquista holandesa era tratada como zebra. Mas o futuro, através do rival de Amsterdã e da seleção local, mostraria o tamanho da justiça feita em campo.


Foto Arquivo/Feyenoord

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!