Peñarol Campeão da Libertadores 1960

A história da Copa Libertadores da América começa bem antes de 1960. A primeira competição que ultrapassou fronteiras na América do Sul foi a Copa Río de La Plata, entre os campeões da Argentina e do Uruguai entre 1916 e 1947. Em 1948 o Chile organizou o Torneio Sul-Americano, vencido pelo Vasco e que teve o aval da Conmebol. Entre 1951 e 1952 foi realizada a Copa Rio Internacional, vencidas por Palmeiras e Fluminense.

Em 1955 a novata UEFA criou a Copa dos Campeões Europeus, que reunia todos os campeões do continente em um mata-mata. Foi a partir de então que a Conmebol resolveu formar o seu campeonato. Em 1960, nasceu a Copa dos Campeões da América.

A primeira edição da competição - ainda sem ser chamada de Libertadores - foi vencida pelo uruguaio Peñarol e contou com a presença do Bahia como representante brasileiro, perdendo nas quartas de final para o argentino San Lorenzo. O primeiro dos cinco títulos carboneros na América do Sul foi conquistado de maneira rápida, já que foram apenas sete participantes em dois meses de disputa.

O adversário uruguaio nas quartas foi o  boliviano Jorge Wilstermann. E logo na ida em casa, a lenda aurinegra Alberto Spencer anotou quatro gols na goleada por 7 a 1. Na volta em La Paz, empate por 1 a 1 classificou o Peñarol.

Na semifinal, três partidas diante do San Lorenzo. Na primeira, em Montevidéu, empate por 1 a 1. Na segunda, em Buenos Aires, empate sem gols. O jogo extra estava marcado para ser na Argentina, mas o time azulgrana vendeu o mando de campo ao Peñarol, que venceu por 2 a 1 no Centenario.

A final foi contra o Olimpia, que estreou já na semifinal eliminando o colombiano Millonarios. A ida foi jogada em Montevidéu, e o Peñarol abriu vantagem vencendo por 1 a 0, gol de Spencer. A volta foi no Defensores del Chaco, em Assunção, e os carboneros empataram por 1 a 1 com os paraguaios, conquistando assim o título pioneiro da Libertadores.

A campanha do Peñarol:
7 jogos | 3 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 13 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Arquivo/Peñarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!