River Plate Campeão da Libertadores 1986

Às vezes, a mística e a força de uma camiseta demoram a aparecer na Libertadores. Um dos principais exemplos disso é o River Plate, que demorou 26 anos para chegar ao seu primeiro título de Libertadores. Antes, o clube amargou dois vices.

Em comum, a estranha coincidência do número seis: as duas finais tinham sido em 1966 e 1976. Pois bem, o ano era 1986 e o Millonario estava novamente na maior competição sul-americana. O seis entrava mais uma vez na vida da equipe, mas o desfecho da história seria feliz desta vez.

Na primeira fase, o River ficou no grupo 1, ao lado do Boca Juniors, do Peñarol e do Montevideo Wanderers. Nem teve graça: o time venceu cinco partidas e empatou uma, somando 11 pontos e classificando-se com sobras, com cinco de vantagem sobre o arquirrival Boca e o Wanderers. O destaque negativo foi o Peñarol, que só marcou um pontinho a afundou na lanterna.

Na semifinal, o clube millonario enfrentou o Argentinos Juniors e o Barcelona de Guayaquil. Mas a disputa ficou restrita ao seu compatriota. Os dois empataram sem gols na estreia, e o River seguiu a campanha fazendo 3 a 0 fora de casa e 4 a 1 em casa sobre o Barcelona.

Podendo confirmar a vaga na final, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Argentinos, em pleno Monumental de Nuñez. Os colorados ainda derrotaram os equatorianos na última rodada, no que deixou os hermanos empatados com sete pontos, forçando um jogo de desempate, que acabou 0 a 0. As goleadas fizeram a diferença a favor do River Plate, que passou à decisão por 4 a 2 no saldo de gols.

Do outro lado, o América de Cali era novamente o adversário. Após eliminar Olimpia e Bolívar, o time colombiano chegaria à parte dois de seu tri-vice. A ida foi jogada no Pascual Guerrero, em Cali, e o River venceu por 2 a 1, gols marcados por Juan Funes e Norberto Alonso.

Com a boa vantagem, 86 mil pessoas lotaram o Monumental para ver um dos maiores clubes da Argentina enfim quebrar o tabu na Libertadores. Funes voltou a marcar, e a vitória por 1 a 0 deu o primeiro título continental ao River Plate.

A campanha do River Plate:
13 jogos | 9 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 23 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Arquivo/El Gráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!