Chelsea Campeão Mundial 2021

O mundo começou a retomada em 2021. A pandemia de covid-19 persistiu, mas a vacinação em escala global permitiu que muitos países pudessem reabrir, aos poucos, suas atividades. Com o futebol não foi diferente. Se em 2020 quase todos os campeonatos foram disputados ou sem público ou com grandes limitações, na temporada seguinte o que se viu foi um afrouxamento das regras.

O Mundial de Clubes também passou por essas privações. A disputa anterior, realizada no Catar, contou com somente 30% da ocupação dos estádios. E a competição de 2021 foi marcada para acontecer no Japão. Mas o país oriental desistiu de ser sede após não dar as garantias sanitárias necessárias (lembrando que a Olímpiada de Tóquio foi quase toda sem público). Com isso, a FIFA precisou abrir um novo processo eletivo, e os Emirados Árabes foram a casa mundialista pela quinta vez. Devido ao tempo curto até dezembro para organizar tudo, o torneio foi novamente postergado para fevereiro de 2022.

Impulsionado pelo dinheiro do milionário russo Roman Abramovich, o Chelsea subiu de patamar no futebol europeu e conquistou o bicampeonato da Liga dos Campeões ao vencer o Manchester City. Só faltava o Mundial de Clubes para completar a galeria de taças. Seu principal oponente foi o Palmeiras. O clube brasileiro venceu a Libertadores pela segunda vez seguida ao derrotar o Flamengo. Os demais times foram: Al-Ahly, campeão africano; Al-Hilal, vencedor asiático; Monterrey, ganhador pela Concacaf; Pirae, indicado da Oceania; e Al-Jazira, representante do anfitrião.

A disputa teve início na goleada por 4 a 1 dos donos da casa sobre o Pirae, clube amador do Taiti. Nas quartas de final, o Al-Hilal fez 1 a 0 no Monterrey e o Al-Jazira levou 6 a 1 do Al-Ahly. Na primeira semifinal, o Palmeiras vingou-se da derrota nos pênaltis para os egípcios no ano anterior e venceu por 2 a 0. E no dia seguinte, o Chelsea fez 1 a 0 no adversário saudita. Nas disputas de posição, os mexicanos foram quinto ao derrotarem por 3 a 1 o Al-Jazira, e o Al-Ahly foi terceiro ao golear por 4 a 0 Al-Hilal.

No dia 12 de fevereiro de 2022, Chelsea e Palmeiras se enfrentaram no Mohamed Bin Zayed, em Abu Dhabi. Mais de 32 mil torcedores compareceram ao estádio. A partida foi equilibrada na maior parte do tempo. Mas os ingleses aproveitaram melhor suas qualidades e saíram na frente aos aos nove minutos do segundo com o belga Romelu Lukaku. Aos 19, o VAR detectou um toque de mão do zagueiro Thiago Silva, e Raphael Veiga empatou de pênalti para os brasileiros.

O jogo foi à prorrogação, e a preparação física do Chelsea então se sobressaiu. Aos 12 minutos do segundo tempo, o árbitro de vídeo viu outro toque de mão, agora na área palmeirense, e o alemão Kai Havertz fez 2 a 1 cobrando outro pênalti. Comandados pelo técnico - também alemão - Thomas Tuchel, o Chelsea chegou ao título que faltava e ampliou mais ainda o domínio da Europa sobre o restante do planeta.


Foto Darren Walsh/Chelsea/Getty Images

3 comentários:

  1. bOA TARDE AMIGO, PORQUE NÃO CONSIGO MAIS SALVAR A FOTO?
    E COMO CONSIGO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só seguir as instruções aqui: https://bit.ly/3wAMUQy

      Excluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!