Celtic Campeão da Liga dos Campeões 1967

Passaram os espanhóis, os portugueses e os italianos. Era chegada a vez do domínio britânico na Copa dos Campeões da Europa. Mas engana-se quem pensa que esse privilégio tenha sido exclusivamente inglês. Aliás, não foi nem a Inglaterra quem inaugurou as conquistas pelos lados da Ilha da Grã-Bretanha, e sim a Escócia. Foi com o Celtic, em 1967. Naquele ano, a competição teve o número recorde de 32 participantes.

Até então com presenças discretas, além de três semifinais, o futebol escocês atingiu o apogeu com os "hoops" - ou listrados. Na primeira fase, o clube enfrentou o Zurich e venceu os dois jogos, por 2 a 0 em Glasgow, e por 3 a 0 na Suíça.

Nas oitavas de final, o Celtic encarou o Nantes. E novamente ganhou as duas partidas, ambas por 3 a 1, na França e na Escócia. Nas quartas, os listrados passaram pelo Vojvodina, da Iugoslávia. Na ida, a invencibilidade foi embora ao perder por 1 a 0 fora de casa. Na volta, o time fez um sofrido 2 a 0 para reverter a disputa no Celtic Park e chegar na semifinal.

O oponente seguinte foi o Dukla Praga, da Tchecoslováquia. O primeiro jogo foi em Glasgow, e os listrados abriram vantagem ao vencer por 3 a 1. Com isso, bastou segurar o 0 a 0 fora na segunda partida para conseguir um lugar na final.

Quem desafiou o Celtic na decisão europeia foi a Internazionale, bicampeã que superou Torpedo (União Soviética), Vasas (Hungria), Real Madrid e CSKA Sofia. O jogo foi realizado no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa.

O favoritismo era italiano e parecia que iria se confirmar em campo, quando o placar foi aberto aos sete minutos do primeiro tempo. Todavia os escoceses não esmoreceram e mantiveram a calma. No segundo tempo, Tommy Gemmell empatou aos 18 minutos, e Stevie Chalmers virou para 2 a 1 aos 39. E o futebol da Escócia conseguiu o seu principal título em toda a sua história.

A campanha do Celtic:
9 jogos | 7 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 18 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Central Press/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!