São Paulo Campeão da Copa do Brasil 2023

Era a última taça que faltava. O São Paulo enfim conseguiu, em 2023, o seu título na Copa do Brasil. A conquista não apenas foi inédita, como também colocou fim na fila que já durava 11 anos, desde a Sul-Americana de 2012. O clube chegou lá sob o comando de Dorival Júnior, que havia também vencido com o Flamengo em 2022. Portanto, ele defendia a taça, e essa história ganharia contornos de filme.

Mesmo fora da Libertadores, o tricolor paulista só entrou na Copa do Brasil a partir da terceira fase, pois terminou em nono lugar no Brasileiro de 2022 e ganhou direito a última das 11 vagas mais à frente. O primeiro adversário foi o Ituano, e o jogo de ida ficou no empate por 0 a 0 no Morumbi. Dessa forma, para se classificar o time precisou vencer no interior paulista, no Novelli Júnior, em Itu, por 3 a 0.

Nas oitavas de final, o São Paulo enfrentou o Sport. A primeira partida foi realizada em Recife, na Ilha do Retiro, e o tricolor venceu por 2 a 0, gols de Luciano e Marcos Paulo. Apesar da boa vantagem, a equipe inexplicavelmente deixou os pernambucanos reagirem no Morumbi e perdeu por 3 a 1, de virada. Nos pênaltis, o goleiro Rafael apareceu. defendeu uma cobrança e o São Paulo venceu por 5 a 3.

O confronto nas quartas foi contra o Palmeiras, em dois clássicos Choque-rei. A ida aconteceu no Morumbi, e o tricolor conseguiu uma importante vitória por 1 a 0. A volta foi jogada no Allianz Parque, e o time são-paulino conseguiu a classificação com outro triunfo, desta vez por 2 a 1, de virada.

Na semifinal, mais dois clássicos, mas contra o Corinthians, o chamado Majestoso. O primeiro jogo foi disputado na Neo Qumíca Arena, mas o São Paulo sofreu a derrota por 2 a 1. A segunda partida foi no Morumbi, e o tricolor reverteu a desvantagem ainda no primeiro tempo, com gols de Wellington Rato e Lucas Moura. Por 2 a 0, o time estava na decisão.

Pela segunda vez na final, o São Paulo encarou o Flamengo, que passou por Maringá, Fluminense, Athletico-PR e Grêmio. O mesmo clube que demitiu o campeão Dorival um ano antes. A ida foi no Maracanã, e o tricolor bateu os cariocas por 1 a 0, gol de Jonathan Calleri. A volta aconteceu no Morumbi. Os flamenguistas abriram o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, mas Rodrigo Nestor acertou um belo chute de fora da área aos 50. O empate por 1 a 1 bastou para o título inédito.

A campanha do São Paulo:
10 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 12 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Rubens Chiri/São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!