Dínamo Tbilisi Campeão da Recopa Europeia 1981

Vez por outra aparecia algum time alternativo para ser campeão dos torneios da UEFA. Foi o que aconteceu no caso da Recopa Europeia de 1981, quando o Dínamo Tbilisi levou o título para a União Soviética. Foi o ponto alto do clube que hoje representa a Geórgia no cenário mundial.

O Dínamo Tbilisi era surpresa até mesmo na União Soviética, sendo campeão nacional somente em 1964 e 1978, e da Copa Soviética em 1976 e 1979. E foi o bicampeonato na copa local que colocou os azuis e brancos na disputa da Recopa. Na primeira fase, passou pelo Kastoria, da Grécia, após empatar sem gols fora de casa, e vencer por 2 a 0 em Tbilisi, no Estádio Lenin Dínamo.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Waterford, da Irlanda. O primeiro jogo aconteceu fora de casa e foi vencido pelo Dínamo por 1 a 0. A segunda partida foi realizada na União Soviética, e desta vez os azuis golearam por 4 a 0.

Nas quartas, a campanha seguiu quase imbatível contra o West Ham. Na ida, goleada do Dínamo por 4 a 1 em plena Londres, com gols de Aleksandre Chivadze, Vladimir Gutsaev e dois de Ramaz Shengelia. Na volta, a primeira derrota, por 1 a 0 no Lenin Dínamo, que não afetou a classificação dos georgianos.

Chegada a semifinal, era a vez de encarar o Feyenoord. A primeira partida aconteceu no Lenin Dínamo, com uma categórica vitória por 3 a 0, com dois gols de Tengiz Sulakvelidze e um de Gutsaev. O segundo jogo foi no De Kuip, em Roterdã, no qual os holandeses tentaram devolver o placar, mas só chegaram em 2 a 0. O Dínamo Tbilisi era finalista da Recopa Europeia.

A decisão foi talvez a mais alternativa da história da UEFA, entre Dínamo Tbilisi e Carl Zeiss Jena, time da Alemanha Oriental que bateu Roma, Valencia, Newport County e Benfica. A partida foi no Rheinstadion, em Düsseldorf, para apenas 4.750 torcedores. Já no segundo tempo, os alemães abriram o placar, aos 18 minutos. Aos 22, Gutsaev empatou para os soviéticos. A virada para 2 a 1 e o título vieram aos 41, no gol de Vitaly Daraselia.

A campanha do Dínamo Tbilisi:
9 jogos | 6 vitórias | 1 empate | 2 derrotas | 16 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Gerard Bedeau/Onze/Icon Sport/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!