Internacional Campeão Gaúcho 1970

Depois de oito anos, o Internacional enfim havia voltado a ser campeão estadual, em 1969. O título, juntamente com a inauguração do Beira-Rio, deu início a uma era de dominação do clube gaúcho. Em 1970, veio o bicampeonato. Era apenas o começo de uma década histórica.

O Gauchão de 1970 teve a participação de 18 clubes, em um regulamento quase parecido com o da temporada anterior. Na primeira fase, as equipes ficaram divididas em dois grupos de nove, com enfrentamentos em dois turnos. A diferença é que se classificaram cinco times por chave ao invés das quatro de 1969. A fase final foi composta por dez times, que disputaram o título em mais dois turnos.

O Colorado ficou no grupo B da primeira fase, também chamado de chave sul. Em 16 jogos, o time venceu 12, empatou dois e perdeu dois, se classificando na liderança com 26 pontos. As outras vagas ficaram com Novo Hamburgo, Cruzeiro de Porto Alegre, Pelotas e Santa Cruz. Brasil de Pelotas, Aimoré, Guarany de Bagé e Farroupilha caíram fora.

No decagonal final, o Internacional e os demais classificados juntaram-se a Grêmio, Flamengo de Caxias, Inter de Santa Maria, Esportivo e 14 de Julho de Passo Fundo. Foram mais 18 rodadas para a definição do título. O Colorado deu início à fase com vitória por 1 a 0 sobre o Novo Hamburgo no Beira-Rio. A sequência prosseguiu com o time sem perder, com mais 12 vitórias e quatro empates.

Ao final da penúltima rodada, Inter e Grêmio eram os únicos ainda com chances de vencer, como quase sempre acontecia. Os colorados tinham 30 pontos e os gremistas tinham 28. Ou seja, um empate já era suficiente para o Internacional levar a 18ª taça estadual. Na última rodada, o time enfrentou o 14 de Julho no Beira-Rio, enquanto o Grêmio visitou o Flamengo em Caxias do Sul. A maré estava muito boa para o Colorado, pois o rival perdeu seu jogo fora de casa por 2 a 1 e inviabilizou qualquer possibilidade de conquista. Assim, o Inter podia podia levar o título até com derrota. Mas a equipe preferiu comemorar o estadual com vitória por 2 a 0.

A campanha do Internacional:
34 jogos | 26 vitórias | 6 empates | 2 derrotas | 52 gols marcados | 10 gols sofridos


Foto Arquivo/Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.