Goiás Campeão Goiano 1972

Uma força esmeraldina começava a ser formada no início da década de 1970. Vencedor do segundo título goiano na história em 1971, o Goiás partiu para chegar na terceira taça, e ao bicampeonato, em 1972, em uma campanha inesquecível e invicta.

O estadual de 1972 teve a participação de 12 times: Goiás, Atlético Goianiense, Vila Nova, Goiânia, Campinas, Anápolis, Goiatuba, Itumbiara, Ipiranga de Anápolis, Santa Helena, América de Morrinhos e Inhumas. O regulamento foi simples, com a  disputa de dois turnos de 11 rodadas cada, com o campeão de cada fase classificado à final, que foi jogada em partidas de ida e volta.

A trajetória do Goiás no estadual teve início com vitória por 1 a 0 em cima do Santa Helena fora de casa. Depois, o Esmeraldino ficou no empate por 3 a 3 com o Ipiranga, também fora. Em casa, a estreia aconteceu no terceiro jogo, na vitória por 1 a 0 sobre o Anápolis. Nos oito jogos seguintes, a equipe conseguiu mais seis vitórias e dois empates. Com 19 pontos, o Goiás garantiu a vaga na decisão com um ponto de vantagem sobre o rival Atlético, algo que foi obtido na vitória por 1 a 0 na última rodada do turno.

No segundo turno, o Esmeraldino iniciou com empate sem gols com o Itumbiara fora de casa. A primeira vitória foi no jogo seguinte, por 2 a 1 sobre o América, também fora. Em Goiânia, o começo foi com triunfo por 2 a 1 em cima do Inhumas. O Goiás seguiu com mais sete vitórias e um empate nas oito partidas restantes, que deixaram o time com 20 pontos, uma a mais que na fase anterior. O problema é que o Atlético também fez 20 pontos e terminou em primeiro lugar, com dez vitórias ante as nove esmeraldinas.

Assim, o Goiás teve de disputar a final contra o rival rubro-negro em dois jogos, que aconteceram no Olímpico de Goiânia. No primeiro, o time verde venceu por 1 a 0. Este resultado permitia aos esmeraldinos até o empate para conquistar o título na segunda partida. Mas a equipe queria fechar a jornada invicta com outro triunfo e voltou a fazer 1 a 0  no clássico.

A campanha do Goiás:
24 jogos | 19 vitórias | 5 empates | 0 derrotas | 43 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Draulas Vaz/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.