O Paulistão 1974 teve 21 participantes, repetindo o formato adotado no ano anterior. Na primeira fase, 14 equipes disputaram uma preliminar que valeram sete vagas para a etapa seguinte. Na segunda fase, estas se juntaram a outras sete, na disputa de dois turnos independentes. Cada vencedor de turno se garantiu na final (e na expectativa de que ela não fosse definida em erro na contagem dos pênaltis).
O Palmeiras iniciou a campanha já na segunda fase, assim como Corinthians, Portuguesa, Santos, São Paulo, Guarani e Juventus. Na estreia, porém, ficou no empate por 2 a 2 com o Saad, de São Caetano do Sul. O Verdão ficou aquém do poderia apresentar no turno. A primeira vitória só veio no quarto jogo, por 1 a 0 sobre o Guarani, e no total o time venceu cinco, empatou seis e perdeu duas em 13 partidas. Com 16 pontos, foi o quinto colocado, três pontos atrás do líder Corinthians, que se garantiu na final.
A postura mudou no returno. Na abertura, o alviverde venceu o América de Rio Preto por 2 a 0. Depois, engatou mais sete triunfos e cinco empates nos 12 jogos seguintes. O Palmeiras somou 21 pontos ao todo e conseguiu a segunda vaga na final com autoridade, ao golear o Corinthians por 4 a 1 na última rodada, no que se tornou uma prévia da decisão.
O Derby Paulista não decidia o título estadual desde 1954, quando o Corinthians conseguiu o último título. Então, a final se tornou especial para os dois rivais, em duas partidas no Morumbi. Na primeira, deu empate por 1 a 1. Na segunda, mais de 120 mil torcedores comparecerem ao estádio, a maioria de corinthianos. Mas quem comemorou foi a minoria palmeirense, que viu seu time vencer por 1 a 0 e colocar um ano a mais no tabu do rival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.