Grêmio Campeão Gaúcho 1979

Um título tranquilo. Assim pode ser definida a conquista do Grêmio no Campeonato Gaúcho de 1979. A 21ª taça estadual tricolor veio na esteira do fortalecimento obtido como time a partir da parte final da década de 1970. E também veio em meio as obras de conclusão do anel superior do Estádio Olímpico.

Depois de algumas temporadas com regulamentos complicados, o Gauchão de 1979 foi fácil de entender. Foram 20 participantes na disputa de três fases. Nas duas primeiras, as equipes se enfrentaram em dois turnos distintos. O líder de cada turno levou um ponto extra para a etapa seguinte. As oito melhores campanhas somadas se classificaram à fase final, enquanto o melhor time do interior também ficou com um ponto extra. O octogonal final valeu o título e foi realizado em dois turnos.

Na estreia da primeira fase, o Grêmio venceu o Novo Hamburgo por 3 a 1 no Olímpico. Nas outras 18 partidas, o time acumulou 14 vitórias, três empates e uma derrota. Com 33 pontos, o Imortal superou o Internacional por um ponto e conseguiu a liderança e a bonificação para o octogonal final.

Na segunda fase, o tricolor iniciou com vitória por 3 a 0 em casa sobre o Riograndense de Santa Maria. Na sequência, mais 15 triunfos e três empates deixaram o Grêmio mais uma vez em primeiro, com 35 pontos, quatro a mais que o Inter e com o segundo ponto extra. Além da dupla Grenal, Juventude, Esportivo, Caxias, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo e São Paulo de Rio Grande avançaram.

No octogonal final, o Grêmio sobrou. Na abertura, fez 3 a 0 no Novo Hamburgo fora de casa. Depois, emendou nove jogos com oito vitórias, um empate e só um gol sofrido, nos 2 a 1 sobre o Internacional no Beira-Rio. Em dez rodadas até ali, o tricolor tinha 21 pontos, contra 13 do Inter e 12 do Esportivo.

Com tamanha vantagem, bastou ao Grêmio vencer o Brasil de Pelotas por 3 a 0 no Olímpico para voltar a ser campeão, na 11ª partida e com três rodadas de antecedência. A campanha foi concluída com mais uma vitória e dois empates. O vice acabou com o Esportivo, que bateu o Inter por um ponto (18 a 17).

A campanha do Grêmio:
52 jogos | 42 vitórias | 9 empates | 1 derrota | 107 gols marcados | 15 gols sofridos


Foto Arquivo/Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.