Desportiva Campeã Capixaba 1980

Continuou tudo grená no Espírito Santo. Em 1980, a Desportiva Ferroviária foi bicampeã capixaba, garantindo a oitava taça na história da competição estadual.

O torneio foi disputado por 16 times. Na primeira fase, os participantes atuaram em dois turnos e divididos em dois grupos, o Norte e o Sul. Os quatro melhores de cada chave avançaram. Na segunda fase, os oito classificados disputaram mais um octogonal de dois turnos, e novamente os quatro primeiros passaram. Por fim, o quadrangular final definiu o campeão em dois turnos.

No grupo Norte, a Desportiva deu início a campanha na vitória por 1 a 0 sobre o Leão de São Marcos, em Nova Venécia. Nas outras 13 partidas, a equipe acumulou mais oito triunfos, três empates e duas derrotas. Foram somados 21 pontos na campanha, que classificaram a Tiva na segunda colocação da chave, quatro pontos distante do líder Colatina.

Na segunda fase, a Locomotiva voltou a estrear fora de casa, vencendo o Estrela do Norte por 2 a 0. Depois, o time conseguiu mais sete vitórias, cinco empates e uma derrota, em uma liderança tranquila com 21 pontos, com no mínimo quatro pontos de vantagem sobre os demais adversários. Junto com Desportiva, foram ao quadrangular final Rio Branco, Colatina e Vitória.

A fase final começou com a Desportiva atuando fora de casa, na vitória por 2 a 0 sobre o Colatina. Ainda fora, a equipe empatou o clássico com o Rio Branco na segunda rodada por 1 a 1. Depois, empatou mais duas vezes em casa, no Engenheiro Araripe, sem gols com o Vitória e por 1 a 1 com o Colatina. A Tiva voltou a triunfar na quinta rodada, na goleada por 4 a 1 sobre o Rio Branco, acabando com as chances de título do maior rival.

A Desportiva foi para a última rodada com sete pontos, seguido pelo Vitória com seis. E os dois times se enfrentaram na última rodada valendo o título. A partida aconteceu em Cariacica, em um lotado Engenheiro Araripe. Com a vantagem do empate, a Tiva se impôs em casa e confirmou a conquista do bicampeonato ao fazer 1 a 0 no rival.

A campanha da Desportiva:
34 jogos | 20 vitórias | 11 empates | 3 derrotas | 57 gols marcados | 19 gols sofridos


Foto Joaquim Nunes/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.