Alemanha Campeã do Mundial Sub-20 1981

Em 1981, o Mundial Sub-20 foi levado para a Austrália, determinando a estreia da Oceania como palco da competição. Mas a realização do torneio em um país onde o futebol não era tão popular exigiu ajustes, pois a maioria dos estádios disponíveis era voltada a esportes como rugby e cricket, precisando ser adaptados.

O regulamento seguiu o mesmo modelo da edição anterior, em 1979, com 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada chave avançaram para as quartas de final, dando início ao mata-mata até a decisão.

A Alemanha Ocidental participou pela primeira vez do torneio e conquistou o título logo em sua estreia. Foi o primeiro e único título sub-20 do país antes da reunificação com o lado oriental, mas a geração campeã não deixou grandes heranças para a seleção principal, já que nenhum dos jogadores se destacou posteriormente no cenário internacional.

Na fase de grupos, a equipe alemã integrou o Grupo C. Estreou vencendo o México por 1 a 0, perdeu em seguida para o Egito por 2 a 1, em resultado surpreendente, mas se recuperou batendo a Espanha por 4 a 2. Com quatro pontos, a Alemanha terminou na liderança do grupo graças ao saldo de gols superior ao dos egípcios.

Nas quartas de final, os alemães enfrentaram os anfitriões e venceram a Austrália por 1 a 0. Na semifinal, superaram a Romênia também por 1 a 0, mas apenas na prorrogação, garantindo a vaga na decisão contra uma zebra, o Catar, que ao longo da competição eliminou Polônia, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra.

A final foi realizada no Cricket Groud, em Sydney. Debaixo de muita chuva, a Alemanha Ocidental não encontrou dificuldades diante do Catar e venceu por 4 a 0. Os gols foram marcados por Ralf Loose aos 28 minutos, Roland Wohlfarth aos 42 do primeiro tempo, outro de Loose aos 21 da etapa final e Holger Anthes aos 41, confirmando a conquista inédita.

A campanha da Alemanha:
6 jogos | 5 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 12 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Alain de Martignac/Onze/Icon Sport/Getty Images


Foto Arquivo/DFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.