O Mundial Sub-20 de 1997 aconteceu em um momento de expansão da competição, quando a FIFA escolheu a Malásia como sede. O país do sudeste da Ásia recebeu pela primeira vez um torneio desse porte, reforçando a antiga ideia de globalização do futebol e a abertura a nações fora do eixo tradicional.
A edição marcou uma mudança importante no regulamento, que foi o aumento de 16 para 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro equipes. Os dois primeiros de cada grupo avançavam para as oitavas de final, junto com os quatro melhores terceiros colocados.
A Argentina chegou no torneio embalada pela busca do tricampeonato e com uma geração considerada ainda mais promissora que a de 1995. O time contava com nomes que marcariam a década de 2000, como Juan Román Riquelme, Esteban Cambiasso, Walter Samuel e Pablo Aimar. Entre os convocados também estava Lionel Scaloni, que não teve o mesmo destaque em campo, mas se projetaria anos depois como técnico campeão da Copa do Mundo em 2022.
Na fase de grupos, a Argentina ficou no grupo E. A estreia foi positiva, com vitória por 3 a 0 sobre a Hungria, seguida por um triunfo de 2 a 1 contra o Canadá. Na última rodada, a albiceleste sofreu uma derrota por 4 a 3 para a Austrália, avançando a etapa com seis pontos, na segunda colocação da chave.
O caminho seguiu no mata-mata. Nas oitavas de final, a Argentina venceu a Inglaterra por 2 a 1. Nas quartas, superou o Brasil por 2 a 0. Na semifinal, garantiu a vaga na decisão ao derrotar a Irlanda por 1 a 0. O adversário argentino na final foi outro rival sul-americano, o Uruguai, que deixou pelo caminho Malásia, Estados Unidos, Framça e Gana
A final colocou frente a frente Argentina e Uruguai no Estádio de Shah Alam, cidade próxima a capital Kuala Lumpur. O time uruguaio abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, mas Cambiasso empatou aos 26. A virada argentina veio ainda antes do intervalo, com gol de Diego Quintana aos 43 minutos. Com 2 a 1 no placar, a albiceleste conquistou o tricampeonato mundial Sub-20.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.