Brasil Campeão Mundial Sub-20 2011

Em 2011, o Mundial Sub-20 foi disputado na Colômbia, no que representou a volta do torneio à América do Sul também depois de dez anos. O país-sede recebeu jogos nas principais cidades e estádios, com grande interesse do público local, garantindo uma ótima média de torcedores.

O regulamento manteve o formato com 24 seleções divididas em seis grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançaram às oitavas de final, dando início à fase eliminatória até a decisão do título.

O Brasil chegou à Colômbia em busca do pentacampeonato, após oito anos sem vencer o torneio. O time contou com uma geração promissora que revelou jogadores como Casemiro, Oscar e Philippe Coutinho, nomes que disputariam Copas do Mundo com a equipe principal. Neymar, destaque no título do Sul-Americano Sub-20, ficou fora da competição, já integrado à seleção principal.

Na primeira fase, o Brasil ficou no Grupo E. A equipe Canarinho estreou empatando com o Egito por 1 a 1, mas depois venceu a Áustria por 3 a 0 e o Panamá por 4 a 0. Ao fim da primeira fase, os brasileiros somaram sete pontos e conseguiram a liderança da chave.

Nas oitavas de final, o time brasileiro venceu a Arábia Saudita por 3 a 0. Nas quartas, empatou com a Espanha por 2 a 2 e venceu por 4 a 2 nos pênaltis. Na semifinal, a Seleção superou o México por 2 a 0 e avançou à decisão contra Portugal. Os portugueses passaram por Nova Zelândia, Uruguai, Guatemala, Argentina e França.

Mais uma final de Mundial Sub-20 foi reeditada, desta vez a de 1991. No El Campín, em Bogotá, a disputa entre Brasil e Portugal terminou com vitória brasileira por 3 a 2, na prorrogação. Oscar abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo, mas os portugueses empataram aos nove e viraram aos 14 do segundo tempo. O meia brasileiro empatou aos 33, levou o jogo para o tempo extra, e garantiu o título com mais um gol aos seis minutos da segunda etapa da prorrogação, completando um hat-trick.

A campanha do Brasil:
7 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 18 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Arquivo/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.