O domínio do futebol capixaba trocou de mãos em 1982 com o retorno do título ao Rio Branco. Depois de quatro anos, o maior vencedor do Espírito Santo conquistou seu 33º título estadual.
A competição foi disputada por oito equipes. Na primeira e na terceira fases, elas se enfrentaram em dois turnos, divididas em dois grupos. O líder de cada chave fez a final, valendo um ponto extra ao ganhador. Já na segunda fase, os times de um grupo enfrentaram os do outro duas vezes, novamente com os líderes disputando a decisão. O vencedor das três fases e a melhor campanha entre os não-vencedores foi à fase final, um quadrangular de dois turnos.
O Rio Branco deu início à campanha fora de casa, no empate por 0 a 0 com o América de Linhares. Nas demais cinco partidas da primeira fase, o Capa-Preta empatou mais quatro vezes e só venceu uma, o que deixou o clube em segundo no grupo B com sete pontos, dois a menos que o líder Colatina. A final foi entre Desportiva e Colatina, vencida nos pênaltis pelo time do interior.
Na segunda fase, o Rio Branco voltou a estrear com empate fora de casa, por 1 a 1 com o Guarapari. Depois, a equipe somou outro empate, cinco vitórias e uma derrota nas sete partidas seguintes, e esses resultados deram a liderança da chave com 12 pontos. Na decisão, o Capa-Preta bateu o Guarapari com duas vitórias por 1 a 0 e se garantiu na fase final com um ponto extra.
O excesso de empates voltou a acontecer na terceira fase. Na abertura, o Rio Branco ficou no 1 a 1 com o Vitória. Nos outros cinco jogos, empatou três, venceu um e perdeu um, terminando em terceiro no grupo B com seis pontos. A final foi entre Desportiva e Vitória, com os grenás vencendo duas vezes.
O quadrangular foi disputado por Rio Branco, Colatina, Desportiva e Guarapari, este último pela soma de fases. Na estreia, o Capa-Preta bateu o Colatina por 2 a 0. Nas três partidas seguintes, garantiu mais três vitórias, ficando com a mão na taça, chegando a nove pontos e indo à penúltima rodada com a chance do título. No Estádio Davino Mattos, o clube alvinegro visitou o Guarapari e empatou por 1 a 1, placar suficiente para a conquista com uma rodada de antecedência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.