Brasília Campeão Candango 1983

O Brasília conquistou o bicampeonato e o sexto título estadual candango em 1983, reafirmando sua posição hegemônica na década de 1980 após uma campanha de altos e baixos.

Oito clubes participaram do quase interminável Candangão de 1983. Mas o regulamento foi simples: nas três primeiras fases, os times atuaram em dois turnos, com o líder se classificando para a fase final. Na quarta fase, os enfrentamentos aconteceram em um turno só, também como o primeiro colocado passando à decisão, que poderia ter dois, três ou quatro times.

O Brasília iniciou campanha na primeira fase com empate por 1 a 1 com o Tiradentes. Nos outros 13 jogos, venceu seis, empatou cinco e perdeu dois, terminando com 19 pontos. O Colorado do Cerrado ficou empatado na pontuação com o Taguatinga, e a situação forçou a realização de um jogo extra entre as equipes. No Estádio Pelezão, no Guará, o Brasília venceu por 2 a 1 e garantiu seu lugar na decisão.

Na segunda fase, o Brasília estreou com empate sem gols com o Vasco de Cruzeiro. Nas demais 13 partidas, o time venceu cinco, empatou quatro e perdeu quatro, o que valeu 15 pontos para o Colorado, três a menos que o líder Taguatinga, que se classificou para a final.

O desempenho do Brasília seguiu em queda na terceira fase. A equipe estreou com empate por 1 a 1 com o Guará, seguindo com apenas mais duas vitórias, seis empates e cinco derrotas na sequência de jogos. Com 12 pontos, o Colorado do Cerrado ficou muito distante do líder Guará, que somou 22 pontos e avançou para a etapa decisiva.

A ascensão vermelha seria vista na quarta fase, mais curta. O Brasília iniciou com vitória por 2 a 0 sobre o Guará. Depois, acumulou mais quatro vitórias e dois empates em seis partidas, o que deu a liderança ao clube com 12 pontos.

Embalado, o Brasília foi ao triangular final contra Taguatinga e Guará. No Pelezão, o time estreou com empate por 1 a 1 com o Taguatinga. Na segunda rodada, o Guará venceu o Taguatinga e tirou as chances de título do adversário. Na terceira rodada, de novo no Pelezão, o Colorado venceu o Guará por 1 a 0 e confirmou o título.

A campanha do Brasília:
52 jogos | 22 vitórias | 19 empates | 11 derrotas | 66 gols marcados | 43 gols sofridos


Foto Tagashi Nakagomi/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.