Ceará Campeão da Copa do Nordeste 2015

Demorou 21 anos, mas em 2015 a Copa do Nordeste finalmente reuniu todos os nove Estados que compõem a região. Antigos integrantes da Copa Norte e deslocados da Copa Verde, Maranhão e Piauí tiveram suas entradas aprovadas pela CBF e Liga do Nordeste. Deste modo, a competição saltou de 16 para 20 participantes, ganhando também um quinto grupo na primeira fase. Dentro de campo, tivemos as forças de sempre lutando pelo título, que desta vez cairia em novas mãos, nas do Ceará.

O Vozão ficou no grupo D da primeira fase. Rapidamente o clube se credenciou ao favoritismo. A estreia foi justamente com um Clássico-Rei contra o Fortaleza, empate por 1 a 1 no Castelão. Na sequência, outro empate por 1 a 1 com o River no Piauí e vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB em casa fecharam o turno. No returno, o Ceará tornou a empatar por 1 a 1 fora de casa, desta vez contra o Botafogo na Paraíba. Voltando à Fortaleza, o time alvinegro venceu o River por 1 a 0. Na última rodada, a vitória no Clássico-Rei por 2 a 1 garantiu a classificação.

Com 12 pontos, o Vozão ficou na liderança e não dependeu do índice técnico, já que somente três dos cinco vices avançariam. Nas quartas de final, o Ceará foi sorteado para enfrentar o Salgueiro. A ida foi disputada no interior de Pernambuco, e o time alvinegro venceu por 2 a 0. A volta foi no Castelão, e nova vitória por 2 a 1 confirmou mais uma classificação cearense.

Na semifinal, foi a vez de encarar o Vitória. O primeiro jogo em Fortaleza foi 0 a 0. O segundo jogo foi em Salvador, e o Ceará precisava fazer gol e não perder. Conseguiu, com o empate por 2 a 2 (estando duas vezes atrás no placar). A regra do gol fora colocou o Vozão na final contra o Bahia.

A decisão da Copa do Nordeste começou na mesma cidade onde acabou a semifinal. Na Fonte Nova, o Ceará conseguiu dominar o ímpeto baiano e venceu por 1 a 0, conquistando uma enorme vantagem. A volta foi jogada no Castelão, diante de mais de 63 mil torcedores. Sem tempo a perder, o Ceará tratou de aumentar a soma dos placares aos 15 minutos do primeiro tempo e aos seis do segundo. O Bahia descontou faltando dois para acabar, mas a festa já acontecia. A vitória por 2 a 1 deu ao Ceará um título inédito, o principal de sua história centenária.

A campanha do Ceará:
12 jogos | 7 vitórias | 5 empates | 0 derrotas | 16 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto LC Moreira/Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!