Santos Campeão Brasileiro 1961

O Santos iniciou sua dinastia dentro do futebol brasileiro com o título da Taça Brasil de 1961. Esta edição contou com a participação de 18 equipes (17 campeões estaduais e o campeão da edição anterior), sendo que os campeões dos estados de São Paulo e de Pernambuco, assim como ocorreu em 1960, já entravam na fase final.

Dessa maneira, o Peixe entrou diretamente na semifinal, e ficou esperando por seu adversário. Na divisão clássica dos quatro grupos, o Bahia ficou à frente do Grupo Nordeste, o Fortaleza venceu o Grupo Norte, o America-RJ faturou o Grupo Leste e o Palmeiras ganhou no Grupo Sul. Nas quartas de final, o America-RJ venceu o Palmeiras na Zona Sul e o Bahia ganhou do Fortaleza na Zona Norte. 

Dessa forma, o Santos enfrentou o time da antiga Guanabara na semifinal. O Alvinegro venceu o America do Rio por 6 a 2 na ida em São Paulo, e usou o regulamento ao perder por 1 a 0 no Maracanã. No outro lado, o Bahia eliminou o Náutico.

A final de 1961 foi uma reedição de 1959. E uma grande revanche. Pelé e Coutinho marcaram três gols cada nas duas partidas. Na ida, 1 a 1 na Fonte Nova, e na volta, 5 a 1 no Pacaembu. É o primeiro dos cinco títulos santistas nessa modalidade do Campeonato Brasileiro.

A campanha do Santos:
5 jogos | 3 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 18 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Arquivo/Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!