quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Santos Campeão Brasileiro 1962

Em 1962, a Taça Brasil seguiu forte, e com o mesmo formato do ano anterior. 18 times campeões estaduais foram divididos em eliminatórias regionais, com os campeões paulista e carioca (antiga Guanabara), entrando diretamente na semifinal. O Santos, campeão vigente, entrou diretamente entre os quatro melhores, junto com o Botafogo.
No Grupo Norte, o Sport foi o vencedor. No Grupo Nordeste, deu Campinense. No Grupo Leste, o Cruzeiro se saiu melhor. E no Grupo Sul, o Internacional se classificou. Na decisão da Zona Norte, o Sport elimina o Campinense com um empate e uma vitória, os mesmos resultados obtidos pelo Internacional na final da Zona Sul. O Brasil, ainda de ressaca com o bicampeonato na Copa do Mundo, viu as semifinais serem jogadas já em 1963. O Santos conseguiu um empate em 1 a 1 na Ilha do Retiro, e se classificou para a final com vitória por 4 a 0 em São Paulo. Na outra chave, o Botafogo bateu o Internacional em melhor de três jogos.
As duas maiores equipes do país se encontraram na final. De um lado, Pelé, Coutinho e Pepe. Do outro, Garrincha, Quarentinha e Amarildo. Foram dois jogos apertados. Na ida, o Santos venceu por 4 a 3 no Pacaembu. Na volta, o Botafogo devolveu 3 a 1 no Maracanã. Mas na partida extra só um time jogou. No Rio de Janeiro, o Santos aplicou 5 a 0 e ficou com o bicampeonato brasileiro.


Foto Arquivo/Agência JB