Flamengo Campeão Brasileiro 1992

A última vez que o Campeonato Brasileiro ocorreu todo no primeiro semestre foi em 1992. E foi também um dos mais disputados, reunindo várias equipes em condições de vencer. O Flamengo, liderado por Júnior em seu último ano como jogador, foi o mais competente e conseguiu o quinto título nacional.

Fora de campo, a CBF resolveu mexer severamente no regulamento. O rebaixamento previsto de dois times não aconteceu, ao mesmo tempo que 12 equipes foram promovidas da segunda divisão. Tudo decidido antes do início da disputa. Na parte de cima da tabela, passaram a ser oito os classificados, e o mata-mata foi transformado em dois quadrangulares semifinais.

Mesclando experiência e juventude, o Flamengo fez uma primeira fase tranquila. Em 19 rodadas, foram oito vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 22 pontos marcados. O Rubro-negro encerrou a fase na quarta posição, com quatro pontos a menos que o líder Vasco, e ainda atrás de Botafogo e Bragantino. Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Santos foram os outros times classificados da primeira fase.

Na segunda fase, essas oito equipes foram dividas em dois grupos, um com o 1º, 4º, 6º e 8º lugares, e outro com o 2º, 3º, 5º e 7º colocados. O Fla ficou no grupo 1, contra Vasco, São Paulo e Santos. O time flamenguista cresceu de produção, venceu três jogos, empatou um e perdeu dois. Com sete pontos, se classificou para a final, um ponto a mais que o rival e o time da capital paulista, e dois a mais que o time do litoral. No outro grupo, o Botafogo derrubou os adversários e proporcionou o clássico carioca na decisão.

Foi uma final cheia de polêmicas. O Flamengo venceu o primeiro jogo por 3 a 0 e encaminhou o título. A comemoração rubro-negra se estendeu em um churrasco na casa do atacante Gaúcho. Renato Gaúcho, do Botafogo, compareceu na festa e gerou a polêmica que resultou no seu afastamento da equipe perdedora.

A outra confusão, mais triste, foi no segundo jogo, quando horas antes de começar uma grade da arquibancada do Maracanã (lotado por 122 mil pessoas) cedeu, provocando a queda de centenas de pessoas para o anel inferior, e a morte de três torcedores. Em campo, o Botafogo precisava devolver os três gols por ter melhor campanha, mas o Flamengo nem se assustou e o jogo terminou 2 a 2, coroando mais uma conquista para o Fla.

A campanha do Flamengo:
27 jogos | 12 vitórias | 8 empates | 7 derrotas | 44 gols marcados | 31 gols sofridos


Foto Nelson Coelho/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!