São Paulo Campeão Brasileiro 1991

Foram dois vices seguidos, até que o time do São Paulo conseguiu o tricampeonato brasileiro em 1991. Em campo com Raí, Cafu, Zetti e Müller, e no banco com Telê Santana, o Tricolor abriu caminho para se tornar o melhor time do mundo nos dois anos seguintes.

O Campeonato Brasileiro daquele foi um dos mais simples e com regulamento fácil de entender. Foram 20 times se enfrentando em grupo único, com os quatro melhores se classificando para a semifinal e os dois piores caindo para a segunda divisão. O Grêmio foi o primeiro entre os considerados grandes que sofreu com o rebaixamento.

Nas 19 rodadas da primeira fase, o Tricolor Paulista mostrou que não estava para brincadeira e disposto a superar os traumas anteriores. Foram 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas para a equipe, que somou 26 pontos ao todo. Terminou classificado na liderança do campeonato, com a mesma pontuação da grande surpresa caipira, o Bragantino, mas com duas vitórias a mais. Em terceiro lugar ficou o Fluminense, com 24 pontos, mesma pontuação que o quatro lugar Atlético-MG, em que o critério de vitórias também definiu a posição final.

Estes quatro times foram para a semifinal, e o São Paulo enfrentou o time de Minas Gerais no confronto. No Mineirão, o Tricolor arrancou um bom empate em 1 a 1, e no Morumbi, não saiu do 0 a 0 com o Atlético-MG. Por ter campanha melhor que o adversário, o São Paulo avançou para a final contra o Bragantino, que era o queridinho do país.

A pontuação cumulativa da semifinal fez com que o Tricolor perdesse a vantagem do saldo de gols igual, pois o Bragantino tinha feito três pontos, e o São Paulo somente dois. Assim, o mando de campo também foi alterado, com o jogo de ida sendo no Morumbi. O único gol de toda a final foi marcado no primeiro jogo, por Mário Tilico, e deu a vitória por 1 a 0 ao São Paulo.

Não podendo perder, o time foi até Bragança Paulista, no Marcelo Stéfani, e segurou o ímpeto do Bragantino ao manter o 0 a 0 no placar. Com o empate, a pequena torcida são-paulina no acanhado estádio fez a festa pelo tri brasileiro.

A campanha do São Paulo:
19 jogos | 11 vitórias | 4 empates | 4 derrotas | 26 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Nelson Coelho/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!