Brasiliense Campeão Brasileiro Série B 2004

Fenômeno do futebol brasileiro do começo deste século, o Brasiliense foi o incontestável campeão da Série B de 2004, logo na sua segunda participação. Fundado em 2000, o time de Taguatinga (DF) foi vice candango logo no ano seguinte, que lhe valeu passagem para a Copa do Brasil de 2002, onde eliminou Fluminense e Atlético-MG e acabou vice do Corinthians. Depois, na Série C, foi campeão e ingressou na segunda divisão de 2003, onde chegou entre os oito finalistas. No ano seguinte, aí não teve pra ninguém.

O regulamento foi igual ao da temporada passada, 24 times em turno único, com oito classificados aos quadrangulares. Só o número de rebaixados mudou de dois para seis. O Brasiliense dominou completamente a competição. Iniciou com empate fora de casa em 1 a 1 com o Ituano, e logo na terceira rodada o Jacaré venceu o Londrina por 3 a 0 também fora de casa. A classificação foi carimbada nos 3 a 0 sobre o Santo André na Boca do Jacaré, na 21ª rodada.

O Brasiliense encerrou a primeira fase na liderança, com 46 pontos em 23 jogos, sendo 13 vitórias, sete empates e três derrotas. Junto com ele se classificaram Náutico, Bahia, Ituano, Fortaleza, Marília, Avaí e Santa Cruz. No quadrangular semifinal, o Brasiliense fez grupo equilibrado com Fortaleza, Ituano e Santa Cruz, se classificando no segundo lugar com oito pontos, mesma pontuação de cearenses e paulistas, e um ponto a menos que pernambucanos.

No quadrangular final, Brasiliense, Fortaleza, Avaí e Bahia disputaram as duas vagas. O Jacaré começou com pé direito, vencendo o Bahia em casa por 2 a 1. Na sequência, duas derrotas por 1 a 0 para Fortaleza e Avaí colocaram um ponto de interrogação no acesso do clube. Tudo desfeito na vitória por 2 a 0 sobre os catarinenses na Boca do Jacaré.

Na quinta rodada, o acesso inédito foi obtido com o 1 a 0 sobre o time catarinense em casa. Na rodada final, o Brasiliense confirmou o título na vitória de 3 a 2 sobre o Bahia na Fonte Nova. Campeão com 12 pontos, quatro a mais que o vice Fortaleza. Até hoje, a Série B de 2004 é a maior conquista do clube candango.

A campanha do Brasiliense:
35 jogos | 19 vitórias | 9 empates | 7 derrotas | 57 gols marcados | 33 gols sofridos


Foto Edson Ruiz/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!