França Campeã da Copa do Mundo 2018

Pela primeira vez em 88 anos de história, a Copa do Mundo ancorou no Leste Europeu. O anfitrião da edição de 2018 foi a Rússia. E foi em solo russo que tivemos algumas das surpresas mais impactantes do século 21 até então, como a eliminação da Alemanha na fase de grupos pela primeira vez em todos os tempos e a chegada da Croácia na final
Os croatas só caíram ante a França, que tornou-se bicampeã do mundo depois de 20 anos. Aos poucos, o time de Mbappé, Griezmann, Pogba, Kanté e Lloris foi chegando, conforme os adversários se complicavam. Les Bleus não estavam cotados entre os maiores favoritos ao título, mas provaram em campo que as coisas só podem ser definidas jogo após jogo.
Na primeira fase, a França estreou com vitória de 2 a 1 sobre a Austrália. Depois, venceu o Peru por 1 a 0 e se classificou de forma antecipada. Na última rodada empatou em 0 a 0 com a Dinamarca e terminou em primeiro no grupo C com sete pontos.
Nas oitavas de final, eliminou a Argentina, em uma das melhores partidas da Copa, ao vencer por 4 a 3 em partida com duas viradas, uma para cada lado. Os gols franceses foram marcados por Griezmann, Pavard e Mbappé (duas vezes). Nas quartas, foi a vez de derrubar o Uruguai por 2 a 0. A semifinal foi contra a Bélgica, uma das muitas sensações do Mundial e os franceses venceram por 1 a 0, gol de cabeça de Umtiti.
A final foi contra a mais grata surpresa de todas, a Croácia. No Estádio Luzhniki, em Moscou, a França teve mais competência e aplicou 4 a 2 nos croatas. O primeiro gol foi contra, anotado por Mandzukic.  Griezmann fez o segundo, de pênalti, após o empate croata. No segundo tempo, Pogba e Mbappé marcaram mais um cada e confirmaram o bicampeonato da França. Ainda houve tempo para uma falha do goleiro Lloris, que entregou o segundo da Croácia, mas isso em nada diminuiu a alegria do momento de erguer a taça. E Didier Deschamps se igualou a Zagallo e Beckenbauer, ao se tornar campeão como jogador e também como técnico.

A campanha da França:
7 jogos | 6 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 14 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Odd Andersen/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!