América-RN Campeão da Copa do Nordeste 1998

A Copa do Nordeste de 1997 fez um grande sucesso. Então, a CBF resolveu aumentar a duração da competição de 1998. Para a nova edição, o mata-mata foi abolido e os 16 participantes passaram a ficar divididos em quatro grupos, avançando os dois primeiros colocados para a segunda fase. Muitas equipes entraram com o peso do favoritismo, mas o troféu ficou para uma equipe que corria por fora. Integrante da primeira divisão do Brasileiro até então, o América-RN começou a campanha discretamente, cresceu na segunda fase e arrancou para o título.

Na primeira fase o Dragão ficou no grupo C, ao lado de Botafogo-PB, Fluminense de Feira e Náutico. Estreou contra os pernambucanos, vencendo por 1 a 0 nos Aflitos. Na sequência, descolou empate por 1 a 1 contra o time baiano, fora de casa, e venceu por 3 a 2 os paraibanos, no Machadão. Porém, as derrotas por 1 a 0 para o Fluminense, em casa, e por 3 a 1 para o Botafogo, fora, colocaram em risco a classificação.

Em terceiro na chave, era preciso vencer o Náutico e secar os baianos. Deu certo, o América fez 5 a 0 no time pernambucano em Natal e viu o Fluminense perder para o Botafogo em Feira de Santana. No fim, o time potiguar avançou para a segunda fase em segundo, com dez pontos.

No quadrangular seguinte, o Dragão enfrentou Santa Cruz, Ceará e o rival ABC. Então a equipe disparou. No turno, fez históricos 4 a 0 no ABC, 3 a 0 no Santa e 2 a 0 no Ceará (os três no Machadão). No returno, aplicou 2 a 1 nos cearenses no Castelão e 2 a 1 nos rivais no Machadão. Já classificado para a final, perdeu por 3 a 1 para os pernambucanos no Arruda.

Com 15 pontos, O América fez dois a mais que o Vitória no outro grupo e assim ganhou a vantagem de decidir a volta em casa. Logo, a partida de ida foi em Salvador, no Barradão. O time alvirrubro segurou até onde conseguiu, levando o gol da derrota por 2 a 1 aos 45 minutos do segundo tempo. Para a partida de volta, quase 25 mil torcedores foram ao Machadão ajudar o América.

E com cinco minutos de jogo, Biro Biro e Paulinho Kobayashi já desmontavam a vantagem baiana. Mas na etapa final as coisas complicaram quando o Vitória descontou. Até que o meia carioca converteu pênalti a 11 minutos do fim. Com 3 a 1 no placar, o América-RN conquistou seu principal título até hoje.

A campanha do América-RN:
14 jogos | 9 vitórias | 1 empate | 4 derrotas | 29 gols marcados | 15 gols sofridos


Foto Arquivo/América-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!