Santos Campeão Brasileiro Feminino 2017

O ano de 2017 ficou marcado por mais uma mudança na estrutura do futebol feminino no Brasil. Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro passaria a contar com um sistema de acesso e rebaixamento, proporcionado pela criação da Série A2. Assim, a primeira divisão mudou de nome para Série A1. O número de vagas também diminuiu, de 20 para 16.

E pela última vez, as equipes participantes seriam escolhidas. Os lugares foram distribuídos da seguinte maneira: atuais campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, os oito melhores do ranking feminino, e os seis melhores do torneio masculino que aceitassem a condição. Estes times foram entregues em duas chaves.

Clube com larga tradição na modalidade, com títulos de Taça Brasil, Copa do Brasil e Libertadores, o Santos foi um dos que entrou pelas seis vagas. E fez a história acontecer. No grupo 2, as Sereias da Vila estrearam com vitória em casa por 3 a 0 sobre o Foz Cataratas.

Após a derrota, na segunda rodada, por 1 a 0 para o Rio Preto fora, as alvinegras emendaram uma invencibilidade de 11 partidas, iniciada nos 3 a 0 sobre a Ponte Preta na Vila Belmiro, e terminando na penúltima rodada, no 1 a 0 sobre o Rio Preto, também em Santos. A classificação foi conquistada com antecedência, bem como a liderança, com 34 pontos, 11 vitórias, um empate e duas derrotas.

Nas quartas de final, contra o Audax, o Santos continuou a caminhada com vitória por 3 a 0 fora de casa e empate sem gols na Vila Belmiro. A semifinal foi contra a equipe amazonense do Iranduba. Na ida em Manaus, 2 a 1 para as Sereias. Na volta em Santos, um apertado 3 a 2 para o time alvinegro e a classificação para a final.

A decisão reuniu um clássico paulista entre Santos e Corinthians. Em campo, a maior tradição das santistas valeram a pena. O primeiro jogo foi na Vila Belmiro. E em 20 minutos, a vantagem já estava consolidada, com gols da argentina Sole Jaimes e de Patrícia. Mesmo com os 2 a 0 da ida, as Sereias da Vila não tiraram o pé, e no segundo jogo em Barueri venceram por 1 a 0, gol de Sole, e se tornaram a quinta equipe a ser campeã do Brasileirão Feminino.

A campanha do Santos:
20 jogos | 16 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 39 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Marcelo Pereira/AllSports

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!