Real Madrid Campeão Mundial 2016

Dois fatos marcaram a organização do Mundial de Clubes em 2016. Até o momento, foi a última vez que o Japão recebeu o torneio, totalizando 33 edições desde a reformulação da Copa Intercontinental. A competição também foi a primeira da FIFA a contar com o recurso do árbitro de vídeo, o chamado VAR.

Só o que não foi novidade foi mais uma presença do Real Madrid. O time venceu pela 11ª vez a Liga dos Campeões - a segunda seguida sobre o rival Atlético de Madrid -, e rumou para sua oitava participação no Mundial. Seu principal adversário veio da Colômbia: o Atlético Nacional, que foi bi da Libertadores batendo o Independiente del Valle na final e confirmou um retorno de 27 anos. Mas a final da "lógica" não iria acontecer pela terceira vez.

O Kashima Antlers, campeão japonês foi o "intruso" da vez. Os demais participantes foram: América do México, campeão da Concacaf; Jeonbuk Motors, vencedor da Ásia; Mamelodi Sundows, campeão da África; e Auckland City, pela oitava vez vencedor na Oceania.

A competição começou com o Kashima derrotando o Auckland por 2 a 1. Nas quartas de final, o clube japonês eliminou o Jeonbuk, por 2 a 1. No outro confronto, o América fez 2 a 1 no Mamelodi. A primeira semifinal foi entre o Atlético Nacional e o Kashima, que venceu por um fácil e surpreendente 3 a 0. O Real Madrid estreou no dia 15 de dezembro. Contra o América, em Yokohama, uma tranquila vitória por 2 a 0. Os gols saíram nos acréscimos de cada tempo, primeiro com Karim Benzema, depois com Cristiano Ronaldo. No duelo pelo quinto lugar, o Jeonbuk goleou o Mamelodi por 4 a 1. E na disputa pela terceira posição, o Nacional venceu o América nos pênaltis, por 4 a 3 após 2 a 2 nos 120 minutos.

Depois de tanto ser só um palco para a final do Mundial, enfim um time do Japão chegou lá. Kashima Antlers e Real Madrid se enfrentaram no dia 18, em Yokohama. Mas quem pensou que seria moleza para time merengue, enganou-se. Benzema abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo, e depois o Real perdeu várias oportunidades. Os japoneses aproveitaram bem o pouco que criaram, empatando aos 44 com Gaku Shibasaki. E aos sete do segundo tempo, ele virou a partida. Foram oito minutos de vantagem do Kashima. Aos 15, Cristiano Ronaldo empatou, de pênalti. Os espanhóis empilharam finalizações na busca por outra virada, mas nada mais aconteceu no tempo normal.

Só no prorrogação que a situação ficou mais tranquila, pois o Kashima estava exausto pela jornada de quatro jogos em dez dias. Aos oito do primeiro tempo, Cristiano fez o terceiro do Real. E aos 14, o atacante marcou seu hat-trick, e deu o 4 a 2 definitivo ao placar. Com sufoco, o Real Madrid chegou ao penta mundial, isolando-se como maior vencedor do torneio.


Foto Arquivo/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!