Real Brasília Campeão Brasiliense Feminino 2020

Apesar de ainda não possuir a mesma tradição que no masculino, os estaduais femininos também seguem a lógica de ser o primeiro degrau para os times e jogadoras. E desde 2017, quando passou a ser obrigação os clubes terem departamentos de futebol tanto para homens quanto para mulheres, os estaduais passaram a ter um pouco mais de visibilidade, pelo menos nos principais Estados.

Porém, o ano de 2020 colocou um freio na evolução, por causa da pandemia de Covid-19. Muitas federações protelaram a disputa da temporada, deixando o início somente para 2021, como RJ, CE e RN. Outros sequer divulgaram informações, como SC, BA e GO. Alguns estão em andamento - no campo ou no tribunal -, como PE e AM. Mas infelizmente temos aqueles que foram cancelados, como PI e PR. Apenas oito terminaram a tempo: AP, RO, PA, DF, PB, MG, RS e SP.

O critério para a publicação de pôsteres dos estaduais femininos será o seguinte: o Estado deverá ter algum representante na Série A1 ou nas quartas de final da Série A2 do Brasileirão da temporada em questão.

-------------------------------------------------

Estado mais forte do Centro-Oeste quando se fala de futebol feminino, o Distrito Federal foi um dos primeiros a ter a definição de campeão. Foi o Real Brasília, força nova que chega ao segundo título estadual na história. O Candangão contou com seis participantes, jogando em grupo e turno únicos.

A estreia das Leoas do Planalto foi contra o Cresspom, vencendo por 1 a 0 em casa. Na sequência, o time fez 4 a 0 no Ceilândia fora, levou 1 a 0 do Minas Brasília em casa, fez 2 a 0 no Gama fora e fechou com incríveis 31 a 0 sobre o Paranoá. O Real se classificou na vice-liderança com 12 pontos, um a menos que o líder Minas. Na semifinal, a equipe eliminou o Cresspom, empatando a ida por 2 a 2 fora e vencendo a volta por 3 a 2 em casa.

A final foi contra o Minas, em partida única no Estádio Bezerrão. O bicampeonato do Real Brasília veio com vitória por 2 a 1, gols de Dani Silva e da capitã Luciana. Ronaldinha e Amanda, com 11 e 10 gols cada, foram as artilheiras da equipe.

A campanha do Real Brasília:
8 jogos | 6 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 45 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Júlio César Silva/Esportes Brasília

Um comentário:

  1. Parabéns Everton Ruchel pelo trabalho de divulgar os pôsteres dos times femininos também. Estou aguardando os próximos. Abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!