Feyenoord Campeão da Liga dos Campeões 1970

A década de 70 começou com novos ventos soprando em terras europeias. Na Copa dos Campeões de 1970 - que registrou o recorde de 33 participantes -, o Feyenoord inaugurou não apenas a Holanda como país vencedor, mas também a parte germânica do continente. Ainda que holandeses e alemães sejam um tanto diferentes nas culturas, as origens dos dois povos vêm de um ancestral em comum.

Este troféu do Feyenoord soou como um aviso: a Holanda chegou para ficar! Na primeira fase, o clube de Roterdã eliminou o time amador do KR Reykjavík de maneira impiedosa, com goleadas por 12 a 2 e por 4 a 0. Ambos os jogos ocorreram na Holanda, porque à época os estádios na Islândia não foram aprovados.

Nas oitavas de final, contra o Milan, toda essa facilidade foi embora. Na ida, derrota por 1 a 0 no San Siro. Na volta, vitória por 2 a 0 no De Kuip, o suficiente para se classificar. Nas quartas, o adversário foi o Vorwärts Berlim (atual FC Frankfurt Oder), da Alemanha Oriental. Os resultados da fase anterior se repetiram: derrota fora por 1 a 0 e vitória em casa por 2 a 0.

Na semifinal, foi a vez de enfrentar o Legia Varsóvia. A primeira partida aconteceu na Polônia, e terminou empatada por 0 a 0. A classificação para a final veio no segundo jogo, em Roterdã, com outro triunfo por 2 a 0.

Pela primeira vez na final, o Feyenoord teve como adversário o Celtic, que deixou para trás Basel, Benfica, Fiorentina e Leeds United. O palco da disputa foi o San Siro, em Milão, e os holandeses precisavam superar um fato: nenhum gol da campanha foi marcado fora de Roterdã.

Os escoceses abriram o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, mas Rinus Israël desencantou aos 32. O placar permaneceu assim até o fim dos 90 minutos. Aos 12 do segundo tempo da prorrogação, Ove Kindvall desafogou o jogo e virou para 2 a 1. O maior título europeu da história do Feyenoord deu início à dinastia da Holanda, que seria assumida nos três anos seguintes por uma das maiores formações que o futebol já forneceu.

A campanha do Feyenoord:
9 jogos | 6 vitórias | 1 empate | 2 derrotas | 24 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Arquivo/Feyenoord

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!