América-RN Campeão Brasileiro Série D 2022

É sempre bom de ver quando um clube tradicional começa a se reconstruir. No Brasil, isso já aconteceu com vários. Em comum a todos, o processo começou pelo Brasileirão Série D. Em 2022, chegou a vez do América-RN conseguir sua reafirmação no cenário nacional. Sem estar em uma divisão fixa desde 2016, o time potiguar enfim conseguiu superar a barreira das quartas de final, na sexta tentativa, e ficar com o acesso à terceira divisão. Melhor ainda, chegou pela primeira vez a um título nacional.

O regulamento da Série D de 2022 foi o mesmo da temporada anterior: 64 equipes divididas em oito grupos na primeira fase, com 32 vagas no mata-mata. O América ficou no grupo 3, em uma chave nordestina junto com Crato, Globo, São Paulo Crystal, Icasa, Afogados, Sousa e Retrô. Na estreia, o Mecão venceu o Sousa por 2 a 1 em casa.

Em 14 jogos, foram seis vitórias, seis empates e duas derrotas, com 24 pontos somados. A classificação alvirrubra só aconteceu na última rodada, com outra vitória por 2 a 1 sobre o Sousa, desta vez fora. O time ficou na segunda colocação, com nove pontos a menos que o Retrô, um a mais que o Sousa e dois a mais que o Afogados.

Na segunda fase, o América enfrentou o Jacuipense. Na ida, venceu por 1 a 0 no interior da Bahia. Na volta, o 0 a 0 na Arena das Dunas classificou o Mecão. Nas oitavas de final, o adversário foi o Moto Club. O primeiro jogo foi disputado em Natal, com vitória potiguar por 2 a 1. A segunda partida foi no Maranhão, e o América voltou a vencer por 1 a 0.

As quartas valendo o acesso foi contra o Caxias. A ida aconteceu no Rio Grande do Sul, no Centenário, e o Mecão acabou derrotado por 1 a 0. A volta foi no Rio Grande do Norte, na Arena das Dunas. O América saiu perdendo já no segundo tempo, e nem mesmo o empate salvaria o clube. A virada salvadora ocorreu quase no fim da partida. Por 3 a 1, o alvirrubro estava de volta à Série C. A semifinal foi contra o São Bernardo, e o América avançou com vitórias por 2 a 0 em casa e por 1 a 0 fora.

A final foi contra o Pouso Alegre, clube mineiro que tirou o Amazonas na semi. A ida foi na Arena das Dunas, e o América abriu vantagem de 2 a 0, gols de Téssio e Wallace Pernambucano. A volta foi no interior de Minas Gerais, no Manduzão. O adversário até venceu a partida, mas o 1 a 0 contra serviu para a conquista inédita do América-RN.

A campanha do América-RN:
24 jogos | 13 vitórias | 7 empates | 4 derrotas | 32 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Canindé Pereira/América-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!