Corinthians Campeão do Torneio Rio-São Paulo 1954

O momento histórico vivido pelo Corinthians na primeira metade da década de 1950 teve seu ponto final em 1954. Naquele ano, o clube alvinegro levou para casa as conquistas do estadual (o famoso título do quarto centenário, já que a cidade de São Paulo completou 400 anos de fundação) e do Torneio Rio-São Paulo. Logo depois, o Timão amargaria o longo jejum de 23 anos sem conquistas, descontando o agridoce título dividido do Rio-SP de 1966 (e que vamos contar mais tarde).
O torneio de 1954 teve uma mudança de nome, para Torneio Roberto Gomes Pedrosa. A troca ocorreu em função da morte do então presidente da Federação Paulista de Futebol. O regulamento foi o mesmo, com dez equipes em turno único, com o adendo de ter sido em meio à Copa do Mundo daquele ano. Então, muitos clubes atuaram desfalcados. O Corinthians, por exemplo, ficou sem o goleiro Cabeção e sem o atacante Baltazar na maioria dos jogos.
Mas isso não foi problema, pois o Timão venceu as seis primeiras e logo pulou rumo à luta pelo tricampeonato. A estreia foi com 2 a 1 sobre o Botafogo fora. Depois, o clube fez 4 a 3 no America-RJ em casa, 4 a 1 no Vasco em casa, 1 a 0 no Fluminense fora, 3 a 2 na Portuguesa em casa e 2 a 1 no Flamengo fora. As derrotas só apareceram na sétima e oitava rodadas, por 2 a 0 para o Santos e por 1 a 0 para o São Paulo, ambas fora de casa.
Para a última rodada, a situação ficou a seguinte: Fluminense com 13 pontos e Corinthians e Palmeiras com 12. Enquanto os cariocas enfrentariam o Vasco no Maracanã, os dois paulistas fariam o Derby decisivo no Pacaembu. Em São Paulo, o Timão fez sua parte e derrotou o rival por 1 a 0. E no Rio de Janeiro, o tricolor carioca levou 1 a 0 dos vascaínos. A combinação de resultados deixou o Timão com 14 pontos e o tri do Rio-SP.

A campanha do Corinthians:
9 jogos | 7 vitórias | 0 empates | 2 derrotas | 17 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Arquivo/Corinthians

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!