Liverpool Campeão da Liga Europa 1976

Uma força da Inglaterra consolidou-se na Copa da UEFA de 1976. A campanha do Liverpool na conquista do bicampeonato marcou o início de uma era de sucesso para o clube. Sob o comando do lendário treinador Bob Paisley, os reds demonstraram um futebol de classe mundial, estabelecendo seu domínio no cenário europeu no fim dos anos 1970.

A jornada do Liverpool começou na primeiras fase, onde enfrentou o Hibernian, clube da Escócia. O início foi com emoção, com derrota por 1 a 0 na ida fora, e vitória por 3 a 1 na volta em casa, com hat-trick de John Toshack. Na segunda fase, contra o Real Sociedad, as coisas ficaram mais fáceis: vitória por 3 a 1 na Espanha, e goleada por 6 a 0 em Anfield Road.

O Liverpool encontrou outro desafio tranquilo nas oitavas de final. Contra o Slask Wroclaw, da Polônia, os reds ganharam por 2 a 1 na ida fora, e por 3 a 0 na volta em casa, com hat-trick de Jimmy Case. Nas quartas de final, o rival foi o Dínamo Dresden, da Alemanha Oriental. Após um empate sem gols na primeira partida, os reds mostraram mais força no segundo jogo, vencendo por 2 a 1 e avançando para as semifinal.

O confronto na semi contra o Barcelona de Johan Cruyff foi um dos momentos mais emocionantes da campanha do Liverpool. No jogo de ida, no Camp Nou, o clube inglês venceu por 1 a 0, gol de Toshack. Na volta, em Anfield, o time inglês deu uma prova de resiliência. Apesar de estar em casa, o Liverpool não conseguiu sustentar a vantagem quando abriu o placar, aos seis do segundo tempo, com Phil Thompson. Isso porque os espanhóis empataram logo no minuto seguinte. No fim, o 1 a 1 bastou para a classificação.

Na final, o Liverpool enfrentou o Club Brugge, que passou por Lyon, Ipswich Town, Roma, Milan e Hamburgo. O primeiro jogo foi em Anfield. Lá e cá, o Liverpool abriu vantagem de 3 a 2 na decisão. Os gols foram de Ray Kennedy, Jimmy Case e Kevin Keegan. A segunda partida foi disputada no Estádio Olímpico de Bruges. Os belgas largaram na frente logo a 11 minutos, mas o empate inglês veio ao 15, no gol de Keegan, que garantiu a segunda Copa da UEFA dos reds, sob o resultado de 1 a 1.

Essa conquista marcou o início de uma era de sucesso para o Liverpool. Sob a liderança de Bob Paisley, o clube estabeleceria de vez como uma potência no futebol europeu. Essa vitória foi o prenúncio de muitos outros troféus importantes que o Liverpool conquistaria nos anos seguintes, incluindo várias edições da Liga dos Campeões.

A campanha do Liverpool:
12 jogos | 8 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 25 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Harry Ormesher/Popperfoto/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!