Galatasaray Campeão da Liga Europa 2000

A virada para o ano 2000 trouxe uma nova era para a Copa da UEFA, que já vinha em constante mutação ao longo da década de 1990. Com o fim da Recopa Europeia, as vagas das copas nacionais foram absorvidas pela competição agora alçada à segunda mais importante do velho continente. Mas isso não foi tudo, pois a UEFA também resolveu mexer com a Liga dos Campeões, que passou a ter os terceiros colocados eliminados da fase de grupos "rebaixados" para a terceira fase da copa menor.

De tal forma, o número de participantes saltou para 142. Entre eles, o Galatasaray, clube da Turquia e que tinha como principal atração o goleiro Taffarel, o meia Gheorghe Hagi e o atacante Hakan Sükür. O país jamais havia atingido uma decisão na Europa até a Copa da UEFA de 2000, que seria conquistada de maneira invicta pelos "aslanlar" (os leões). Mas o caminho começou na Liga dos Campeões, superado por Chelsea e Hertha Berlim no grupo H. Porém, a equipe terminou à frente do Milan e garantiu um lugar na Copa da UEFA.

O primeiro adversário do Galatasaray na nova competição foi o Bologna. Na ida, empatou por 1 a 1 na Itália. Na volta, venceu por 2 a 1 no antigo Estádio Ali Sami Yen, em Istambul. Nas oitavas de final, foi a vez de enfrentar o Borussia Dortmund. Na primeira partida, vitória por 2 a 0 em plena Alemanha, com gols de Hakan Sükür e Hagi. No segundo jogo, bastou segurar o 0 a 0 na Turquia.

Nas quartas de final, o Galatasaray encarou o Mallorca. E novamente o time encaminhou a classificação na ida fora de casa, ao golear por 4 a 1, com gols de Arif Erdem, Emre Belözoglu, Hakan Sükür e Okan Buruk. Em casa, a equipe turca voltou a vencer, fazendo 2 a 1 no rival espanhol.

A semifinal foi disputada contra o Leeds United. Desta vez, o primeiro jogo foi realizado em Istambul. Ainda no primeiro tempo, Hakan Sükür e o zagueiro Capone (o brasileiro) anotaram os tentos da vitória por 2 a 0 que encaminhou a vaga do Galatasaray na final. A segunda partida aconteceu em Elland Road e o time turco arrancou dos ingleses o empate por 2 a 2.

Na decisão, o Galatasaray enfrentou outro inglês, o Arsenal. Também egresso da Liga dos Campeões, o clube de Londres passou por Nantes, Deportivo La Coruña, Werder Bremen e Lens. O estádio definido para a partida foi o Parken, em Copenhague, na Dinamarca. Entretanto, apesar das chances criadas pelos dois times, o gol não saiu nem nos 90 minutos, nem na prorrogação. Nos pênaltis, a trave ficou do lado dos turcos, que viram duas cobranças inglesas pararem lá. Por 4 a 1, deu Galatasaray.

A campanha do Galatasaray:
9 jogos | 5 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 15 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Philippe Huguen/AFP/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.